Aumenta demanda do Poupa Tempo para confecção de RGs em Estrela

Digitalização do processo e procura de moradores de outros municípios faz movimento crescer na unidade estrelense

824
Movimento na unidade do Poupa Tempo tem sido mais intenso / Crédito: Rodrigo Angeli / divulgação

Em funcionamento na unidade do Poupa Tempo desde maio de 2019, o sistema eletrônico que permite a confecção digital da Carteira de Identidade (RG) veio para agilizar o processo. Mas as facilidades encontradas no serviço oferecido pelo serviço público de Estrela tem feito com que mais pessoas, inclusive de outros municípios, procurem o setor, como também aqueles que agora estão aproveitando para renovar o documento. Responsáveis pelo serviço acreditam que situação deve se normalizar nas próximas semanas e pedem a compreensão dos clientes.

O aparelho instalado na unidade do Poupa Tempo, em sala anexa ao da Prefeitura Municipal, no Centro, facilita os trâmites, diminuiu a burocracia e o prazo de entrega do documento, otimizando todo o processo. Evita, por exemplo, a necessidade do cidadão levar fotos 3×4 coloridas, já que as mesmas agora são tiradas na hora e podem ser repetidas caso não fiquem dentro dos padrões, ou pintar os dedos para coleta de digitais. O processo ocorre boa parte de forma online. Conta com uma câmera digital com flash auxiliar, um leitor biométrico (coletor de digitais) e um Pad de Assinatura (scanner) entre outros equipamentos. Agora tudo é feito na hora. Qualquer erro em uma das digitais é corrigido, e também a assinatura pode ser retificada para ficar de acordo com o gosto da pessoa. O prazo para a entrega também diminui porque a comunicação com o Instituto Geral de Perícia é realizado de forma instantânea, pela internet, proporcionando mais economia para a população. O prazo para a entrega é 20 dias (em média) após o pagamento da taxa, e o documento é retirado no Setor de Identidade. Também há o serviço da identidade expressa onde o prazo de entrega é de 5 dias úteis (uma semana), porém o preço é diferenciado.

Segundo Rafael Gonçalves, servidor responsável pelo encaminhamento das Identidades, o aumento no movimento tem vários motivos. “A época do ano é um deles, pois é quando muitas pessoas vem fazer o documento, pois conseguiram o primeiro emprego. Outra questão é que temos recebido muitas pessoas de outros municípios, que não oferecem o serviço ou estão com problema em alguma unidade, como é o caso de Lajeado”, diz. Francisca Braga era uma das clientes na manhã desta terça-feira. Veio de Lajeado. “Procurei o serviço faz uma duas semanas. Lá disseram que eu devia vir a Estrela porque só estavam atendendo a serviços prioritários”, diz. Já Franciele Ribeiro é de Imigrante. “Procurei porque informaram que aqui é mais rápido”, explica a moça, em busca da segunda via. “E com a digitalização, as pessoas também ficam mais exigentes com seus dados, como a assinatura, a foto. Antes já traziam e era aquela, sem escolha. Agora quando não gostam, pedem para repetir. Tudo é rápido, mas as vezes toma um pouco mais de tempo do futuro atendimento, o que pode irritar o outro cliente”, explica. Ainda assim, em média o atendimento é de treze minutos. “Mas esperamos que tudo se normalize nas próximas semanas, por isso também sempre pedimos a compreensão de todos”, avisa.

Para solicitar a identidade, o cidadão deve comparecer ao Poupa Tempo com a Certidão Original de Nascimento (se solteiro), Certidão original de Casamento (se casado) ou a Certidão original de Casamento com averbação do divórcio (se divorciado). Atualmente existe um novo modelo de identidade. Nele é possível incluir mais dados: CPF, cartão SUS, carteira de trabalho, título de eleitor, certificado militar, carteira de motorista, carteira de trabalho, entre outros, desde que apresente estes documentos (originais). Não precisa trazer foto. Menores de 16 anos devem estar acompanhados de uma das seguintes pessoas: mãe, pai, avô (ó) ou guardião(ã), tutor(a), curador(a), e estes portarem o seu RG.

Taxas

A primeira via do documento é sem taxa. Pessoas com idade igual ou superior a 65 anos também estão isentas. A segunda ou demais vias devem ser pagas por boleto, após o atendimento na rede Banrisul, Sicredi ou Banco do Brasil, a R$ 71,09 e vem em 20 dias, ou R$ 92,43 e vem em 5 dias úteis (expressa). O Poupa Tempo fica na Rua 13 de Maio, nº 261, em prédio ao lado Prefeitura de Estrela. Criado em abril de 2015 para facilitar o acesso da população à informações gerais e serviços como de Registro Geral (Carteira de Identidade), Procon (3981-1001) e da Associação dos Servidores Públicos Municipais de Estrela (Aspume). Também sedia agora o Sine/FGTAS. O horário é das 8h às 14h, sem fechar ao meio-dia. Informações pelo telefone 3190-1253.

- publicidade -