Videoconferência debate educação durante a pandemia e retomada das aulas no Vale

1040

Na manhã desta terça-feira (26/05), prefeitos e secretários municipais de Educação dos municípios da Associação de Municípios do Vale do Taquari (AMVAT) fizeram uma reunião virtual, realizada pela entidade, em parceria com a Federação de Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), para debater os desafios da educação em tempos de pandemia e a possibilidade de retorno das aulas.

A mediação do encontro foi feita pelo coordenador geral da Famurs, José Scorsatto. Os painelistas foram o presidente da Amvat e prefeito de Nova Bréscia, Marcos Martini; a Promotora Regional de Educação – Santa Cruz do Sul, Vanessa Saldanha de Vargas; a coordenadora da 3ª CRE, Cássia Cristina Benini; a coordenadora da área técnica da educação da Famurs, Fátima Ehlert; e o presidente da União Nacional dos Dirigentes de Educação (Undime) e secretário de Educação de Estrela, Marcelo Mallmann.

Na reunião foram debatidas as possibilidades de retomada das aulas. Também foram discutidos os possíveis protocolos que podem ser adotados pelo Estado para o retorno gradual das atividades. Estas medidas devem ser anunciadas nesta quarta-feira (27/05) pelo governador Eduardo Leite. Foi discutido também o andamento de atividades remotas nos municípios.

No encontro virtual, os gestores municipais e da educação apresentaram suas dúvidas e temores quanto à retomada das atividades escolares e o andamento do ano letivo. Alguns avaliam que este momento, de chegada do inverno, não seria o mais adequado para a retomada. Mas, aguardam o posicionamento e protocolos que devem ser anunciados pelo governo estadual. A tendência é que cada município avalia a sua realidade para decidir como será a retomada, a partir dos regramentos estaduais.

- publicidade -