Lajeado registra redução dos casos de furtos e roubos de veículos

700
Artes
Crédito da arte: Júlia Caroline Geib / Divulgação

As ações de inteligência e policiamento ostensivo, associadas também à pandemia do novo coronavírus, estão entre os principais fatores que contribuíram para a diminuição dos índices de roubos e furtos de veículos na cidade de Lajeado. Os dados foram analisados e divulgados pelo Grupo de Gestão Integrada Municipal (GGI) nesta semana.

Conforme os dados, de janeiro a abril de 2019 foram registrados 16 casos de roubo, sendo que no mesmo período de 2020, foram registrados apenas 7, o que representa uma redução de 56% neste indicador.

Já o mesmo período no comparativo anual de furtos e roubos, mostrou que em 2019 registram-se 63 casos e, em 2020, foram 50 casos registrados até o mês de abril, o que representa uma diminuição de 21%.


Diferença entre Furto e Roubo
O secretário de Segurança Pública de Lajeado, Paulo Locatelli,  explica que quando um criminoso toma algo que pertence a outra pessoa sem estabelecer contato com ela, ele comete o crime de furto. Quando ocorrer contato com a vítima, violência ou ameaça, caracteriza-se o crime de roubo, também associado ao termo “assalto”, que não existe no direito.

Ainda, de janeiro a abril de 2020, o mês de março foi quando menos ocorrências se registraram, com apenas 5 casos, sendo o menor número registrado desde janeiro de 2019. Além disso, os bairros que tiveram maior incidência neste período foram os bairros Centro, com 13 ocorrências registradas, Moinhos com 9 e São Cristóvão com 5. Os dados também mostraram que os furtos e roubos ocorrem com maior frequência em quintas-feiras e aos sábados, à noite.

Conforme Locatelli, a redução dos índices criminais também está relacionada com as ações que vêm sendo desenvolvidas pelo eixo de fiscalização do Pacto Lajeado pela Paz. “Toda a fiscalização gera uma sensação de insegurança para o infrator e de segurança para quem cumpre a lei. Quando se trabalha em conjunto,  os índices estatísticos melhoram”, explicou Locatelli.

- publicidade -