Live da Orquestra de Teutônia é assistida em vários estados e inclusive no exterior

1164
Crédito: Luciana Brune

Um momento ímpar para Teutônia. Nesta quinta-feira (11/06), a Orquestra de Teutônia trouxe clássicos da música mundial durante uma live, com diversos estilos e artistas, marcando o aniversário do município. Devido ao cancelamento da Festa de Maio e outras celebrações presenciais, Teutônia se organizou para não deixar seus 39 anos de emancipação passar em branco, e realizou quase duas horas de transmissão em que, além de música, houve a apresentação de outros grupos e fatos históricos sobre a cidade.

A live iniciou às 20h e foi transmitida na página da Prefeitura de Teutônia no Facebook e no canal do Youtube da Orquestra. Mais de 100 mil pessoas visualizaram a live pelas duas plataformas. Além de teutonienses de várias localidades, houve visualizações em diferentes cidades da região, do Estado, do país e até fora do Brasil, como Lyon (França) e Nova Iorque (Estados Unidos). Conforme o maestro da Orquestra, Astor Jair Dalferth, foi preparada uma volta ao mundo com a música, “visitando diferentes países, trabalhos de diversos artistas e estilos musicais”, e prestigiando músicos que influenciaram diversas gerações de músicos do Brasil.

Entre as atrações, há a música alemã, que veio na bagagem do povo que prosperou nesta terra. Segue-se para os movimentos clássicos brasileiros, como a Bossa Nova e a Jovem Guarda. Passa-se por Cuba, com a salsa, os Estados Unidos, com a época dourada dos swing e o início do rock and roll. Após, seguiu para a Inglaterra com os Bee Gees, e para a Espanha, com homenagem musical a cidade de Granada. Posteriormente, vai para a Itália, com Laura Pausini, até retornar ao Brasil.

Na oportunidade, também houve participação, por meio de vídeo, do Coral Municipal Infanto-Juvenil de Teutônia, do Coral Municipal de Teutônia e da Orquestra Jovem de Teutônia, composta por cerca de 18 alunos de 12 a 20 anos. A Orquestra Jovem integra os núcleos de cultura de Teutônia, que atende mais de 500 pessoas em oficinas de música, arte, dança, teatro e outros.

A música é uma marca de Teutônia desde a emancipação. Em 2002, recebeu o slogan de “Cidade que Canta e Encanta”, título aprovado pela Assembleia Legislativa em 2010. Em dezembro de 2017, o Congresso Nacional aprovou o título de “Capital Nacional do Canto Coral”, fruto do trabalho de mais de 40 grupos em atividade na cidade. A Orquestra de Teutônia surgiu em 1983 no município, e já conquistou títulos, gravou CDs e DVDs, realizou turnês e tem a agenda requisitada.

Conforme o prefeito, Jonatan Brönstrup, a live visa valorizar a tradição musical do município, bem como presentear a comunidade com o show da Orquestra de Teutônia. “A Orquestra de Teutônia é referência e representa, com êxito, toda a musicalidade do nosso município. Este ano, estamos precisando nos reinventar e, para não deixar passar em branco os 39 anos de Teutônia, oportunizamos este momento ímpar a toda a comunidade”, enaltece.

Para a realização da live, foram tomadas todas as medidas de proteção e higienização contra o novo Coronavírus, como o distanciamento mínimo entre os integrantes da Orquestra e disposição especial e segura dos músicos com instrumentos de sopro. A promoção da live foi da Prefeitura de Teutônia. A transmissão contou com a parceria da Associação da Água, Teutonet e Tipo Mídia. A live segue disponível nas referidas páginas. A apresentação foi dos jornalistas do Grupo Popular de Comunicação, Lucas e Luciana Brune.

Crédito: Luciana Brune
- publicidade -