Cartório Eleitoral de Teutônia convoca mesários para as Eleições 2020 na região

Os eleitores convocados devem comparecer na 125ª Zona Eleitoral a partir do dia 14 de setembro para retirar sua carta convocatória

1149
Coligação define mais uma chapa para prefeito e vice / Édson Luís Schaeffer / Divulgação

O cartório da 125ª Zona Eleitoral, com sede em Teutônia, iniciou a convocação dos mesários para as Eleições 2020, que ocorrem no dia 15 de novembro. Como atende a cidade sede e outros quatro municípios, o Cartório Eleitoral também convocou os mesários para as cidades de Imigrante (8 seções eleitorais), Paverama (20), Poço das Antas (7) e Westfália (8 seções).

A partir do dia 14 de setembro, os eleitores convocados devem se dirigir ao cartório eleitoral, localizado na cidade de Teutônia, para retirar sua carta convocatória. Como nenhuma das cidades da 125ª ZE têm mais de 200 mil eleitores, não há chance de segundo turno nas eleições municipais e tudo se decide na votação do dia 15 de novembro.

As convocações da Justiça Eleitoral são obrigatórias e só podem ser recusadas diante de motivo plenamente justificado. Os mesários são responsáveis pelo bom andamento do processo eleitoral, exercendo, assim, segundo a Justiça Eleitoral, um dos maiores atos de cidadania.

Os eleitores que trabalharem como mesários terão vários benefícios, entre eles os previstos no artigo 98, da Lei n. 9.504/97 (Lei Geral das Eleições): dispensa do serviço, mediante declaração expedida pela Justiça Eleitoral, sem prejuízo do salário, vencimento ou qualquer outra vantagem, pelo dobro dos dias de convocação; auxílio-alimentação de R$ 35,00 no dia da eleição; e desempate em concursos públicos, conforme os critérios já previstos em lei ou regulamentos. Além disso, universitários conseguem utilizar as horas trabalhadas como atividades extracurriculares.

Em função da pandemia do novo coronavírus, o TSE informou que os mesários receberão equipamentos de proteção individual, como máscaras (três por mesário), protetores faciais e álcool gel individual. Cada seção eleitoral também terá álcool gel para os eleitores higienizarem as mãos antes e depois de votar.

Confira a lista de mesários clicando abaixo:

- publicidade -