Escola Pública de Trânsito abre inscrições para segunda edição de cursos voltados a instrutores

389
Escola Pública de Trânsito abre inscrições para segunda edição de cursos voltados a instrutores / Crédito da foto: Yanalya / Freepik

As inscrições para a segunda edição dos cursos Aluno difícil ou dificuldade do aluno?Embaralhando a aula e Mistureba se iniciam nesta segunda-feira (14/9). Todos fazem parte do Programa Didática na Prática, da Escola Pública de Trânsito do DetranRS, com foco em instrutores de trânsito e docentes. Os cursos têm duração de 20 horas/aula e são totalmente on-line, gratuitos e com certificação. Na primeira edição, houve mais de 1,3 mil inscritos e, a pedidos, retornam em novas edições.

Aluno difícil ou dificuldade do aluno?

Direcionado a instrutores de trânsito. Trata das dificuldades de aprendizagem dos alunos nas aulas teóricas e práticas de habilitação. A atividade, que é desenhada com um game, busca aprimorar a compreensão do instrutor sobre dificuldades de aprendizagem dos alunos e oferecer ferramentas para lidar com alunos que apresentam características comportamentais que influenciam no desenvolvimento das aulas.

Embaralhando a aula

Propõe-se a repensar a prática docente e o papel do educador e do aluno no processo de aprendizagem diante de toda evolução tecnológica, convidando o instrutor a experienciar algo novo em suas aulas. “A ideia de embaralhar a aula reforça a importância da aprendizagem significativa e apresenta algumas sugestões de metodologias ativas”, explica a diretora da Escola, Carla Badaraco Guglielmi.

Mistureba

Voltado para quem quer aprimorar a prática docente, oferecendo novas ideias e inovando o modo de ensino, relacionando os conteúdos que devem ser trabalhados em aula com exemplos do cotidiano, alinhando com os princípios educativos da Escola Pública de Trânsito. Criado a partir das ideias de Rubem Alves, faz uma comparação entre o ato de ensinar e o de cozinhar. Assim foi preparada essa “refeição”, que será compartilhada para auxiliar a tornar as aulas mais atrativas e significativas.

Inscrições

As inscrições são realizadas no portal da Escola Pública de Trânsito (escola.detran.rs.gov.br), no menu “Nossos cursos”, clicando em “Quero me inscrever”. O aluno é redirecionado a página do Ambiente Virtual de Aprendizagem, onde deverá fazer seu login ou criar uma conta (caso ainda não tenha).

Além dos cursos com inscrições abertas, o participante terá acesso livre ao conteúdo do material Ensino sem Distância, desenvolvido para instrutores de trânsito e diretores de ensino de Centros de Formação de Condutores (CFCs). Nesse material há orientações sobre o que é ensino remoto, quais são seus fundamentos, requisitos e propósitos, diferenciando-o do ensino presencial e oferecendo sugestões de interação com o aluno, mantendo a atenção, o interesse e a participação. Para acessá-lo, basta clicar no menu Interatividade/EscolaFlix.

Mais informações pelo e-mail [email protected].

- publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva seu comentário!
Digite seu nome aqui