Uma seção será agregada em Paverama

1163
Crédito: Divulgação TSE

O local de maior concentração de eleitores em Paverama terá uma das seis seções agregadas. Os 335 eleitores da seção 102 serão distribuídos nas outras cinco urnas eletrônicas instaladas. No total, 2.039 paveramenses votam na Escola de Educação Infantil Pró Infância Casa da Criança, o que representa 34,83%. O Cartório Eleitoral vai manter dois mesários e a indicação do número da seção para informar no dia. O eleitor já pode consultar onde votará no site do TRE ou no aplicativo e-Título. A medida vale apenas para este pleito. Paverama possui 12 locais de votação e 22 seções – nesta eleição serão 21, por conta de uma agregada. São 5.853 eleitores aptos a votar.

A falta de urnas eletrônicas obrigou a Justiça Eleitoral agregar seções em todo o país para diminuir o número de equipamentos usados no dia 15 de novembro. O secretário de Tecnologia da Informação do TRE-RS, Daniel Wobeto, explica que a distribuição varia de acordo com o nome das pessoas. “A cada faixa de nomes, os eleitores caem em uma urna diferente do [mesmo] local [em que votavam]”, observa.

A mudança foi determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que não pôde licitar a compra de novas urnas eletrônicas, em função da pandemia. Cada Tribunal Regional (TRE) precisou reduzir urnas. No Rio Grande do Sul são mais de 3 mil urnas eletrônicas “cortadas”, o que afeta quase 950 mil eleitores de 329 cidades gaúchas. As seções aglutinadas e a redistribuição dos eleitores foram definidas aleatoriamente por meio de um software de informática.

A chefe do Cartório Eleitoral de Teutônia, Luciane Lima, aponta que cada Zona Eleitoral mantém as urnas necessárias e mais um percentual de sobra (reserva de contingência) para eventuais trocas durante a votação. Agregar seções foi a solução para ampliar o número de equipamentos reservas. Na área da 125ª Zona Eleitoral, oito seções serão agregadas em Teutônia e uma, em Paverama.

Também exclusivo para este pleito, em função da pandemia, o horário de votação foi ampliado. As urnas abrem às 7h e vão até as 17h. O período das 7h às 10h está reservado como prioritário para idosos ou pessoas dos grupos de risco.

- publicidade -