Mais de 500 alunos dos Anos Finais voltam às aulas presenciais nas escolas municipais de Lajeado

689
Volta às aulas do 6 e 9 ano na EMEF São Bento / Crédito da foto: Pietra Darde / Divulgação

Nesta quarta-feira, 28/10, mais de 500 alunos das turmas dos Anos Finais – 6º e 9º ano – e de Educação para Jovens e Adultos (EJA) das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) de Lajeado voltaram às aulas presenciais. Já os alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental – 1 e 2º ano – retornarão na próxima terça-feira, 03/11, a partir da autorização do Governo do Estado. 

Na EMEF São Bento, os alunos depararam-se com novidades ao voltarem às aulas. Durante o período em que esteve fechada, a escola foi pintada e novos cartazes foram colocados para acolher os alunos. A expectativa para essa nova etapa de retomada foi grande para a diretora Ana Emília Krein Müller.

– Estamos muito contentes, seguros e tranquilos. Agora a escola vai começar a ter vida novamente com a presença dos alunos – contou a diretora.

Para os estudantes, o entusiasmo é o mesmo.

– Estar em casa não é a mesma coisa que estar na escola. Aqui temos a oportunidade de tirar as dúvidas no mesmo momento com os professores. Escolhi voltar às aulas presenciais pois é meu último ano e quero aproveitar este tempo que me resta na escola. Estava com saudade e hoje estou me sentindo eufórica – disse a aluna do 9º ano, Lívia Camille, 14 anos.

Aluna Lívia Camille / Crédito da foto: Pietra Darde / Divulgação

Para o retorno desta etapa, as equipes diretivas das EMEFs e a Secretaria da Educação definiram quais seriam as turmas prioritárias. As turmas de 6º e 9º anos foram escolhidas por serem turmas de transição (o 6º ano é a primeira turma do Ensino Fundamental II e o 9º ano é a última turma desta etapa). Já para o dia 03/11, foram definidas como prioritárias as turmas de 1º e 2º anos dos Anos Iniciais por serem turmas que compõem o ciclo de alfabetização.

Neste primeiro momento, os alunos do 7º e 8º ano terão atendimento presencial por agrupamentos, previamente agendado pelas escolas, a partir das dificuldades de aprendizagem e de acesso à internet.  

Os protocolos sanitários nas escolas municipais:

– Ao chegar na escola, o aluno deve higienizar os sapatos no tapete sanitizante. 

– A temperatura corporal é aferida com um termômetro de mão, bem como deve passar álcool em gel nas mãos. 

– Em espaços de uso comum, adesivos no chão foram instalados, indicando o distanciamento mínimo entre os alunos.

– O uso de máscara é obrigatório para os alunos, exceto para crianças da educação especial, conforme o Decreto Estadual nº 55.346, de 6 de julho de 2020. 

– Cada escola tem uma sala de isolamento, que serve para abrigar alunos, no caso de apresentarem algum sintoma respiratório durante o horário de aula.

– Álcool em gel está à disposição dos alunos.

Saiba como é o atendimento do Ensino Fundamental nesta segunda etapa:

– A presença nas atividades presenciais não é obrigatória. Se a família preferir, poderá manter o aluno em casa, sem perda da vaga da matrícula e sem prejuízo na realização das atividades remotas. Os alunos que optaram por não comparecer às atividades presenciais seguirão recebendo atividades para realizar em casa.

 – Alunos das turmas do 6º e 9º anos retomaram atividades presenciais nas escolas. O atendimento será em turno reduzido, sendo 4 horas diárias, e as turmas serão divididas em dois grupos. O grupo A será atendido em uma semana de terça a sexta-feira e o grupo B na semana consecutiva da mesma maneira. Nas segundas-feiras é o dia de higienização completa da escola.

– Neste primeiro momento, os alunos do 7º e 8º anos terão atendimento presencial por agrupamentos, agendado com antecedência pelas escolas, a partir das dificuldades de aprendizagem e de acesso à internet. 

– 03/11: Retorno do Ensino Fundamental – Anos Iniciais:

– Alunos das turmas do 1º e 2º anos retomam atividades presenciais nas escolas. O atendimento será em turno reduzido, sendo 4 horas diárias, e as turmas serão divididas em dois grupos. O grupo A será atendido em uma semana de terça a sexta-feira e o grupo B na semana consecutiva da mesma maneira. Nas segundas-feiras é o dia de higienização completa da escola.

– No primeiro momento, os alunos do 3º, 4º e 5º anos terão atendimento presencial por agrupamentos, organizados pelas escolas, a partir das dificuldades de aprendizagem e de acesso à internet. 

– As famílias estão sendo avisadas pelas equipes diretivas sobre como se dará a retomada

– Pais ou responsáveis deverão assinar, antes do primeiro dia de aula, um termo de consentimento para o retorno presencial do aluno.

- publicidade -