Embaixatrizes da Festa da Uva serão coroadas no palco da Feira do Livro de Caxias, na Praça Dante Alighieri

Atividade que ocorre dia 5 de dezembro terá também apresentação dos trajes de vindimadoras e das coroas das futuras rainha e princesas

703
Candidatas na propriedade da Vinícola De Mori, no último sábado (28/11) / Crédito da foto: Júlio Chiappin / Divulgação

O palco principal da 36ª Feira do Livro de Caxias do Sul, na Praça Dante Alighieri, receberá uma atração muito especial dia 5 de dezembro. É nele que será feita a entrega oficial das faixas e tiaras às 12 candidatas ao título de Rainha e Princesas da Festa da Uva 2022, além da apresentação dos trajes de vindimadoras e das coroas de rainha e princesas do evento. A ação inédita na Praça Dante oficializa as candidatas como embaixatrizes e aproxima ainda mais a Festa da comunidade. Devido aos protocolos de controle da pandemia de Coronavírus, o evento terá público limitado, mas poderá ser acompanhado ao vivo pelas redes sociais da Festa.

A coroação das candidatas como embaixatrizes está marcada para às 18h, mas a movimentação começa antes, com uma carreata que parte dos Pavilhões da Festa da Uva às 16h, com destino à Praça Dante. A carreata passará pelas ruas centrais da cidade com as 12 candidatas e o atual trio – que abre o desfile – formado pela rainha Maiara Perottoni e as princesas Milena Remus Caregnato e Viviane Piamolini Gaelzer.

Muitos eventos da Festa da Uva já foram realizados na Praça Dante, mas será a primeira com a coroação das embaixatrizes e apresentação das coroas da rainha e das princesas durante uma Feira do Livro. “Será a oportunidade de levar a Festa a um ambiente que representa a cultura, a sabedoria e o conhecimento, que é a Feira do Livro. Em 2021 a Festa da Uva completa 90 anos, e esse momento será o primeiro passo para retornar às suas origens e ter a comunidade por perto, até porque as primeiras Festas foram realizadas na Praça Dante”, destaca Sandra Mioranzza Randon, presidente da Comissão Comunitária da Festa da Uva.

Ela aproveita também para convidar o público a prestigiar a carreata, que terá o apoio da Sociedade Caxiense de Automóveis Antigos e Mercedes-Benz. “Tenho certeza de que será um momento muito bonito, ainda mais se o público acenar pelas janelas com lenços e aplaudir as gurias, como era antigamente. Esse é outro resgate que pretendemos fazer”.

Inspirações

Os trajes de vindimadoras que serão usados pelas 12 embaixatrizes em eventos oficiais a partir do dia 5 de dezembro foram feitos pela costureira Eliana Schiavenin. Ela conta que as formas valorizam as características da vestimenta da mulher ítala-gaúcha do início do século passado. “A mulher imigrante trouxe consigo um legado de batalhadora, e assim expressou seu desejo de sentir-se valorizada e bela através de sua própria arte, confeccionando seus vestidos artesanalmente”, comenta Eliana. Os desenhos dos aventais dos trajes são assinados pelo aquarelista caxiense Antonio Giacomin, que se inspirou em três elementos símbolos do evento para produzi-las: o agricultor, a uva e o vinho.

Já as coroas da rainha e princesas da Festa da Uva de 2022 e as tiaras das embaixatrizes foram criadas pelo artista plástico Valdir dos Santos. Ele adianta que o aniversário de 90 anos da Festa, comemorado ano que vem, estará presente nas linhas simples e leves da coroa, com destaque para a joia maior, que é a uva. As princesas usarão peças semelhantes, porém em menor escala. Para as embaixatrizes, foi criado um diadema delicado e discreto. “O conjunto, incluindo coroas e diademas, busca a leveza da presença feminina na nossa história, e associa a imagem dos cachos de uva com a tenacidade e os desafios de cada safra”, observa Valdir.

Serviço

O quê: Evento de coroação das embaixatrizes da Festa da Uva 2022 (apresentação dos trajes e tiaras e entrega das faixas) e apresentação das coroas da Rainha e Princesas

Quando: dia 5 de dezembro – início às 16h, com carreta saindo dos Pavilhões da Festa da Uva em direção à Praça Dante Alighieri, onde às 18h ocorre a coroação, no palco principal da Feira do Livro de Caxias

Como acompanhar: Ao vivo pelas redes sociais da Festa da Uva

Importante: serão tomados todos os cuidados em relação à pandemia, com medição de temperatura e distribuição de álcool. É obrigatório o uso de máscara (EPI).

- publicidade -