Westfália destaca-se com novas marcas

Westfália está entre os três municípios do Vale mais bem colocados no ranking de qualidade da informação contábil e fiscal no Siconfi

2031
Imagem aérea / Crédito da foto: Vitor F. Kalsing / Divulgação

A partir de uma iniciativa da Secretaria do Tesouro Nacional, Westfália figura entre as 100 cidades do Brasil de melhor colocação no ranking da qualidade da informação contábil e fiscal (com contas mais organizadas). Enquanto que, em nível de País, o Município ocupa a 63ª posição, no Rio Grande do Sul está em 33º lugar e no Vale do Taquari entre as três melhores.

O ranking foi criado pelo Tesouro Nacional para avaliar a consistência das informações que recebe através do Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi). São quatro as dimensões de avaliação para o ranking final: Dimensão I – Gestão da Informação; Dimensão II – Informações Contábeis; Dimensão III – Informações Fiscais; e Dimensão IX – Informações Contábeis x Informações Fiscais.

“Este marco reflete a transparência nas contas públicas. Atendendo a Lei de Responsabilidade Fiscal, realizamos nossas audiências públicas de prestação de contas, bem como LDO e LOA, no prazo previsto pela legislação, estando os números disponíveis nos canais oficiais para consulta, como é o caso do Portal da Transparência. Estar entre os 100 melhores, a nível de Brasil, nos mostra que estamos no caminho certo”, observam o prefeito de Westfália, Otávio Landmeier, e a vice-prefeita Evanete Inez Horst Grave.

Este é o segundo ano que o ranking é divulgado. Porém, a primeira vez que os municípios aparecem na avaliação (2019 somente observou dados estaduais). Para os próximos anos, o ranking deve trazer mais inovações.

No Vale, um dos municípios que mais criou vagas de trabalho

A estiagem e a pandemia do novo Coronavírus (Covid-19) fizeram de 2020 um ano um tanto quanto difícil. Em meio a esta dificuldade, o município de Westfália atinge mais uma posição de destaque: figura entre as cidades que mais criaram vagas de trabalho na região do Vale do Taquari.

No mês de maio, o Município ocupava a primeira posição. Em agosto, passou para a segunda colocação, com um total de 115 vagas criadas (desde janeiro), ficando atrás apenas de Arroio do Meio. Até o final do mês de outubro, as vagas criadas desde o início do ano somavam um total de 152.

Otávio e Evanete relacionam esta colocação à valorização do comércio e da indústria local. “Sem dúvidas, é mais uma importante marca alcançada no nosso governo. É de conhecimento de todos que 2020 está sendo um ano difícil, em virtude da estiagem e da pandemia. Estar entre os municípios que mais geraram vagas de trabalho, mesmo em meio a tanta dificuldade, mostra que as empresas estão investindo aqui, fortalecendo a nossa economia local. Nós sempre estaremos ao lado dos comércios e das indústrias de Westfália, contribuindo da forma que for possível”, pontuam.

- publicidade -