Vale do Taquari fica mais uma semana em bandeira vermelha

1033

A região do Vale do Taquari terá mais uma semana de bandeira vermelha. O anúncio do mapa preliminar foi feito pelo governo do Estado nesta sexta-feira (18/12). Nesta rodada do Distanciamento Controlado, a região obteve a pontuação de 1,65. A pontuação para ingressar na bandeira vermelha é 1,50. A pontuação é a soma dos dados da região (0,85), da macrorregião (0,45) e do Estado (0,38). Na semana anterior, a pontuação havia sido de 2,35%.

De acordo com o Estado, a Região de Lajeado apresentou melhora em 1 indicador que abrange dados específicos da região e piora em outro de maior peso, mantendo 1 destes em avaliação de risco máxima (bandeira preta). Com a melhora nos indicadores de Mudança da Capacidade de Atendimento do Estado e da Macrorregião dos Vales, houve redução da média ponderada final da região que se manteve dentro dos parâmetros de bandeira final vermelha.

Com a volta da cogestão, a região poderia adotar regras de bandeira laranja. Porém, a Amvat sugeriu que sejam adotadas as regras do Decreto Estadual, sob nº 55.644, para frear a disseminação do vírus e evitar restrições maiores.

Municípios e associações regionais que desejarem recorrer do mapa preliminar podem enviar solicitações para o governo até as 6h de domingo (20/12). Depois de analisados pelo Gabinete de Crise na segunda-feira (21/12), o governo do Estado divulgará as bandeiras definitivas, vigentes de 22 a 30 de dezembro.

- publicidade -