Inaugurado o Centro de Atendimento ao Turista (CAT) no Parque Histórico de Lajeado

791
Crédito da foto: Giovani Marasca / Divulgação

Foi inaugurado na quarta-feira (20/1), no Parque Histórico de Lajeado, o Centro de Atendimento ao Turista (CAT), da Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales). Em cerimônia restrita para convidados e que contou com a presença do Secretário do Turismo do Rio Grande do Sul, Rodrigo Lorenzoni, foi inaugurado o espaço que funcionará como um centro de referência para o visitante, um local para a divulgação da cultura, das opções turísticas, da produção e dos empreendimentos industriais, comerciais e serviços do Vale do Taquari.

Conforme o titular da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agricultura (Sedetag) de Lajeado, André Bücker, mediante esta parceria firmada com a Amturvales, em que o Município de Lajeado cedeu uma das salas do pórtico de entrada do Parque Histórico para alocar o CAT, a Amturvales fará o receptivo dos visitantes do Parque Histórico nos finais de semana. “É mais um passo para qualificarmos o atendimento ao turista que visita a região, lhe acolhendo e municiando com informações atualizadas das opções de turismo em todo o Vale, bem como prestando um serviço junto ao Parque Histórico em horários que até então não havia”, afirma Bücker, ressaltando que a iniciativa possui apoio do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) de Lajeado.

Presente no evento, o prefeito Marcelo Caumo destacou que as ações de promoção do turismo precisam ser feitas em conjunto, de forma integrada, demandando mais otimismo dos envolvidos, tanto do poder público quanto do setor privado. Caumo destacou que é um desafio tornar o Parque Histórico mais visitado, repleto de pessoas o visitando e dando mais vida ao local. Por fim, mencionou que o governo municipal aprovou uma lei que permite aos empreendedores instalar seu negócio com fins lucrativos nas casas do parque, desde que, como contrapartida, se responsabilizem pela manutenção da casa que utilizarem.

Por sua vez, o presidente da Amturvales, Leandro Arenhart, disse que o CAT além de divulgar a região, é um local de atendimento e acolhimento ao turista. Ele ressaltou a parceria com a Prefeitura de Lajeado, com o Conselho Municipal de Turismo (Comtur), empresas e as arquitetas Djulia Marder e Priscila De Gasperi, que projetaram voluntariamente o espaço da sala. 
Durante o evento, foram homenageados o ex-prefeito de Forquetinha, Waldemar Richter, e o historiador Wolfgang Hans Collischonn, que junto com o ex-prefeito de Lajeado, Cláudio Pedro Schumacher, que não pôde se fazer presente ao evento, tiveram grande participação na idealização e concretização para a instalação do Parque Histórico Municipal de Lajeado. 

Funcionamento do CAT

O CAT inicia suas atividades nesta sexta-feira, dia 22/01, e terá atendimento sete dias por semana. Aos finais de semana, Guia de Turismo prestará atendimento aos visitantes do Parque Histórico que queiram visitá-lo e buscar informações turísticas dos 25 municípios que integram a AMTURVALES.

 
Horários

Segunda a quinta-feira: 8h às 11h30 e 13h30 às 16h45min (atendimento com turismólogo)

Sexta-feira: 8h às 17h (a partir das 14h, com Guia de Turismo atendendo)

Sábado e domingo: 8h30 às 17h (com Guia de Turismo atendendo)

- publicidade -