Rotary Club de Teutônia ajuda entidades da comunidade

No dia 23 de fevereiro o Rotary Internacional celebrou os seus 116 anos prestando serviços em prol do bem pelo mundo todo. O Rotary Club de Teutônia já atua há 22 anos em nossa comunidade

1090
Cestas básicas entregues ao Corpo de Bombeiros Voluntários de Teutônia e à Escola 24 de Maio para destinação as famílias carentes / Crédito da foto: Divulgação Rotary Club Teutônia

O Rotary Internacional, rede mundial de líderes profissionais voluntários, celebrou 116 anos nesta terça-feira (23/2). O Rotary Club Teutônia está há 22 anos presente na cidade. Celebra 35 projetos e ações sociais, que beneficiaram 10 comunidades e cinco entidades afiliadas.

O objetivo de muitas atividades é levantar recursos financeiros para colaborar com organizações da cidade. O Baile das Nações, evento beneficente anual celebrado desde 2000, tem o resultado líquido destinado ao Hospital Ouro Branco e à Apae.

Entrega de 450 máscaras ao Hospital Ouro Branco logo no início da pandemia em 2020 / Crédito da foto: Divulgação Rotary Club Teutônia

A Noite do Vinho acontece desde 2006 e o lucro vai para a Liga Feminina de Combate ao Câncer. A mais recente é a Noite Alemã, que teve a primeira edição em 2018, cujo resultado é destinado ao Corpo de Bombeiros Voluntários de Teutônia.

No município, a entidade deu origem também ao Rotaract Club Teutônia (para pessoas a partir de 18 anos) e ao Interact Club Teutônia (de 12 a 18 anos). Ambos têm o mesmo propósito e organizam ações e eventos no apoio a causas da cidade. Atividades menores também integram a agenda, como arrecadações, destinação de donativos, ações entre amigos e outros.

Doações do Rotary Club Teutônia aos afetados pela enchente de 2020 / Crédito da foto: Divulgação Rotary Club Teutônia

Conforme o atual presidente do Rotary Club Teutônia, Valmor Kaufmann, apesar das limitações impostas durante a pandemia, a entidade “arrecadou e distribuiu para as comunidades carentes mais de duas toneladas de alimentos, além de roupas, calçados, colchões, camas e armários para as vítimas da enchente. Também foram doados 800 máscaras”, relata.

Rotary pelo Mundo

Há aproximadamente 35 mil clubes de Rotary em 200 países do mundo, 2 mil deles só no Brasil. O objetivo do grupo de pessoas é desenvolver projetos que tragam impactos locais e globais, com causas como a promoção da paz, combate a doenças (fortemente vinculados a poliomielite), fornecimento de água limpa, saúde, educação, desenvolvimento econômico e proteção ambiental.

O primeiro Rotary Club foi fundando em Chicago, nos Estados Unidos, em 1905, por Paul Percy Harris, Gustav Loehr, Hiran Shorey e Silvester Schiele. Eles almejavam que profissionais de diferentes setores pudessem compartilhar ideias e fazer amizades duradouras. Atualmente, a instituição é patrocinada por doações e acumula um histórico de trabalhos sociais em todo o mundo.

- publicidade -