Caravana Musical e decoração marcam a Páscoa diferente em Estrela

Programação incluirá também distribuição de chocolates a crianças pelo roteiro e brindes a idosos do Gracie

1029
A “Osterbaum”, um dos símbolos da Páscoa para os alemães, é empregado na arte / Crédito da foto: Rodrigo Angeli / Prefeitura de Estrela

Com o objetivo de enaltecer o significado da Páscoa e trabalhar a valorização dos sentimentos de esperança e renovação, a Secretaria Especial de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) realiza programação alusiva à Páscoa.

A proposta, denominada Caravana Musical de Páscoa, também busca levar às crianças chocolates, um dos símbolos da data, para garantir que possam ser valorizadas neste momento em que estão em casa, sem escola, sem a companhia dos amigos e sem a merenda escolar. Membros do Grupo de Apoio e Convivência do Idoso Estrelense (Gracie) também serão presenteados e o município ganha decoração alusiva.

Na semana que antecede a Páscoa, um caminhão equipado com luzes, telões de Led, sonorização e câmera para transmissão ao vivo vai passar pelas principais ruas dos bairros levando música e o coelho da Páscoa e seus doces, respeitando o distanciamento.

As embalagens serão higienizadas antes de serem entregues às crianças pelo coelho, que estará de luva. Serão duas horas e meia por dia, sempre iniciando às 18h30min.

De acordo com a secretária Carine Schwingel, a proposta é buscar a origem da palavra Páscoa, cujo sentido simbólico é de “passagem”. “Reforçar que o momento que se está vivendo é difícil, mas que deve ser superado. E se agarrar nos ensinamentos de Jesus Cristo para termos a esperança da ressurreição em nossos corações”, explica.

“Queremos partilhar, por meio destes doces, a alegria e esperança à nossa comunidade, principalmente às crianças que estão sofrendo e, muitas vezes, não conseguem entender a pandemia que nos assola”, frisa a secretária. A iniciativa, realizada pela Secel, conta com patrocínio e apoio da Launer Química, Medical San, Núcleo Cultural de Estrela e Florestal, que doou os doces.


“Mimos” aos idosos do Gracie


Os integrantes do Grupo de Apoio e Convivência do Idoso Estrelense (Gracie) não serão esquecidos. Vão ser entregues lembranças contendo um porta-chave e cookies para simbolizar o momento de renovação e esperança trazido pela Páscoa. A iniciativa, da coordenadora do Gracie Regina Mallmann, objetiva reforçar a importância dos idosos e sua participação nas políticas públicas propostas e realizadas pelo município. A entrega será feita a partir desta quinta-feira (25), diretamente nas casas dos idosos dos grupos da cidade e do interior, obedecendo todos os cuidados e protocolos sanitários. A ação é realizada pelo Gracie em parceria com a Secretaria de Educação, que produziu os alimentos na padaria central.


Decoração nas rótulas

Os pontos de passagem da cidade, como rótulas, estão sendo decorados com coelhos e outros adornos, em projeto criado pelo decorador Mauro Ferreira e realizado pela equipe da Secel. A proposta é levar um pouco do sentimento da Páscoa por meio da decoração, sendo que a maioria dos itens utilizados foram renovados, mas já são há três anos de propriedade da prefeitura. “Houve investimentos pequenos este ano na compra de cestos, ovos e roupas aos coelhos das associações de artesãs do município, também colaborando com esta classe duramente afetada economicamente pela pandemia, sendo as peças maiores já adquiridas em anos anteriores”, reforça a secretária.

Este ano, frisa Mauro, buscou-se resgatar uma antiga tradição, herdada dos imigrantes alemãs. A “Osterbaum” ou Árvore de Páscoa, é um dos maiores símbolos da Páscoa para os alemães, junto à tradição de se pintar ovos com tinturas naturais. São árvores de galhos secos que foram pintados junto ao Barracão e foram colocadas em rótulas. A decoração não será colocada este ano nas praças e parques devido ao fato de, em razão da bandeira preta, os espaços públicos estarem fechados.

Rótulas centrais do município estão decoradas por projeto do decorador Mauro Ferreira / Crédito da foto: Rodrigo Angeli / Prefeitura de Estrela


Roteiro da Caravana
Dia 30, terça-feira, 18h30min às 21h – Pinheiros, Imigrantes e Estados
Dia 31, quarta-feira, 18h30min às 21h – Bairros Boa União, Loteamento Popular e São José
Dia 1º, quinta-feira, 18h30min às 21h – Bairros Indústrias, Oriental e Marmitt/Moinhos
Dia 3, sábado, das 9h às 11h30min – Nova Morada, Avenida Rio Branco e Centro
Dia 3, sábado, das 15h às 17h30min – Bairros Cristo Rei, Alto da Bronze e Auxiliadora

- publicidade -