Ao som da típica música alemã. Foi assim que na noite de domingo se encerrou a Maifest Live 2021. Mas não foi só isso. A programação de shows virtuais preparada para comemorar os 145 anos de Estrela em meio às restrições da pandemia teve grande variedade musical desde seu início, ainda na quinta-feira (20/5), dia do aniversário. Do rock brasileiro e internacional ao sertanejo tradicional e universitário.
Da MPB ao tradicionalismo gaúcho. E isso, unido ao grupo de artistas que se apresentaram, locais e de expressão nacional, alguns em suas primeiras apresentações no ano, levaram as lives a atingirem mais de 160 mil pessoas em dezenas de municípios do Rio Grande do Sul, outros estados e países. Números que ainda podem crescer, pois as lives seguem publicadas.
Elementum Zero 13 / Crédito da foto: Wilson / Divulgação Acústicos e Valvulados / Crédito da foto: Wilson / Divulgação
Foram quatro noites de shows no palco montado em uma dos salões do Estrela Palace Hotel, apoiador do evento. Lucas Piccinini & Conjunto e os Serranos iniciaram a série de espetáculos, que na primeira noite (20/5) foi dedicada ao tradicionalismo. A sexta-feira (21/5) contou com apresentações de Valdecir Moura; Jardel Amorim & Cia; Wilceu Pause e Banda.
A noite de sábado foi a mais movimentada nos bastidores em razão da série de shows e estilo musical. Se apresentaram Elementum Zero 13; Rapport; Alemão Ronaldo e Bailinho do Beto; Acústicos & Valvulados. Já o domingo foi dedicado ao típico som germânico, com as performances da Banda Stern Blasmusik e da Orquestra La Montanara.
Orquestra La Montanara / Crédito da foto: Rodrigo Angeli/Prefeitura de Estrela / Divulgação Rapport / Crédito da foto: Wilson / Divulgação
A presença de plateia não foi permitida no Estrela Palace Hotel, onde uma grande estrutura foi montada para a realização dos shows e a transmissão pelas redes sociais da Prefeitura de Estrela e apoiadores. Nos bastidores, apenas equipes de trabalho envolvidas com as transmissões e de apoio dos artistas. E era desses que muitas vezes partia para os músicos no palco os sinais de que a repercussão nas redes sociais era grande e animadora.
Entre um intervalo e outro, surgia o pedido para mandar um “alô” para alguma turma ou cidade em especial. Entre as mensagens, muitas vindas de brasileiros que moram no exterior. A maioria de agradecimento de fãs, alegres por poderem mais uma vez acompanharem seus artistas preferidos.
Alemão Ronaldo e Bailinho do Beto / Crédito da foto: Wilson / Divulgação Banda Stern Blasmusik / Crédito da foto: Rodrigo Angeli / Divulgação
E não foi menor o reconhecimento dos próprios cantores e grupos pela oportunidade oferecida pela Maifest, sendo que alguns não realizavam uma apresentação há mais de um ano em razão das restrições da Covid, que tem prejudicado muito a classe artística. Artistas locais também agradeceram pela chance de expor seus trabalhos e de interação com os outros artistas.
A Maifest Live conta com o patrocínio de Floral Thérapi, Rota Indústria Gráfica e STR Supermercados. É uma realização do Núcleo de Cultura de Estrela e tem o financiamento do Pró-cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Sul.