Teutônia amplia faixa de vacinação contra a Covid a partir desta semana

1458
Crédito da foto: Divulgação

Áudio na íntegra disponível no site da Rádio Popular

O Espaço Aberto de hoje (12/6) teve a participação do secretário de Saúde de Teutônia, Juliano Körner, e da Técnica em enfermagem, Rosângela de Souza Schussler. Ambos trouxeram informações sobre a ampliação da faixa etária para a vacinação contra a Covid-19.

O secretário pontua que há uma alta adesão pela vacina em Teutônia e, acima dos 70 anos já se atingiu 100% da 1ª dose e 94% da 2ª dose. “Isso é reflexo de um trabalho organizado de toda equipe, com decisões precisas e planejadas”.

A técnica de enfermagem Rosângela explica que o município segue o proposto pelo Ministério da Saúde. As críticas da comunidade quanto ao atraso na aplicação das vacinas, comparado com alguns município da região, Rosângela explica que é necessário controlar, pois a campanha da imunização contra a covid-19 possui o diferencial de ter três (entrando uma quarta) tipos de vacinas, se comparada com a campanha da influenza.

Os municípios, como Teutônia, recebem três tipos de vacinas diferentes para a covid-19, e cada uma possui sua orientação própria de temperatura e aplicação. É preciso ter um controle de cada vacina, da 1ª e da 2ª dose, além da população em que foi aplicada e da que ainda não foi. É necessário ter um olhar crítico, pontua a técnica de enfermagem.

Ao encerrar a vacinação dos professores, foi realizado um levantamento da quantidade de vacinas que sobraram dessa população, fazendo um cálculo, estudando e estruturando baixar a faixa etária da vacinação. É fundamental ter todo esse cuidado até a aplicação, ressalta a profissional.

Na quinta-feira, iniciou-se a vacinação da população em geral na faixa etária de 59 anos, e na manhã deste sábado ocorre o drive-thru, com a vacinação da população geral de 57 a 59 anos. Hoje será aplicada somente a vacina do laboratório AstraZeneca.

A partir da segunda-feira, iniciará a vacinação do trabalhadores de transporte coletivo, transportes metroviários, ferroviários e aéreo, que é um grupo que não possui um quantitativo grande. Os caminhoneiros é o maior quantitativo para receber a vacinação e, por conta disso foi dividido em grupos, o primeiro de 35 a 57 anos. Rosângela ainda traz os detalhes sobre a quantidade de doses que vem em cada frasco do laboratório de cada vacina.

Os profissionais destacam a fala do governador do estado, em que o mesmo cita vacinar toda a população maior de 18 anos até o dia 30 de setembro. Acredita-se que isso será possível se a vacinação continuar neste ritmo e desde que haja vacinas o suficiente.

Convidados: secretário de Saúde de Teutônia, Juliano Körner; e técnica em enfermagem, Rosângela de Souza Schussler
Data: 12/6
Assuntos:
– Teutônia atingiu 100% na vacinação acima dos 70 anos;
– Município tem seguido orientações do Ministério da Saúde;
– Controle das vacinas da Covid-19;
– Cuidados até a aplicação;
– Novas faixas de vacinação;
– População a ser vacinada a partir de hoje.

Áudio na íntegra disponível no site da Rádio Popular

- publicidade -