Famurs e Estado realizam segunda reunião do GT Corsan nesta terça-feira

523
Crédito da foto: Divulgação

Áudio na íntegra disponível no site da Rádio Popular

O Espaço Aberto teve a participação do coordenador-geral da Famurs, Salmo Dias de Oliveira, na manhã desta segunda-feira (26/7). Ele trouxe informações sobre a realização da segunda reunião do GT Corsan entre Famurs, Estado e municípios, no dia de amanhã, terça-feira.

De acordo com Salmo, uma série de reuniões têm sido realizadas com os municípios gaúchos, visto que é necessário que os prefeitos tenham conhecimento sobre os dois projetos que serão apreciados na Assembleia Legislativa, a privatização da Corsan e a regionalização.

O coordenador destaca que as decisões devem ser tomadas considerando o marco regulatório nacional de 2033, que pontua que todos os municípios precisam oferecer a universalização da água tratada e do esgoto sanitário, o que hoje é deficitário em nosso Estado.

O encaminhamento da privatização da Corsan é pelo fato de que o Estado entende que não possui recursos próprios para cumprir o marco regulatório até o ano estipulado em lei nacional.

A regionalização, conforme Oliveira, diz respeito aos municípios maiores ajudarem a financiar os menores, trabalhando de forma coletiva regionalmente. Já a privatização atingirá somente os municípios que possuem vínculo com a Corsan.

É preciso garantir a cada município, em suas individualidades, a forma de gerenciar a água e o esgoto. É saúde pública e tem relação com o cuidado com o meio ambiente e é preciso ter responsabilidade com ambos, pontua o coordenador-geral.

Convidado: coordenador-geral da Famurs, Salmo Dias de Oliveira
Data: 26/7
Assuntos:
– Reunião do GT Corsan entre Famurs e o Estado;
– Reuniões com os municípios;
– Privatização da Corsan;
– Regionalização;
– Marco regulatório nacional de 2033.

Áudio na íntegra disponível no site da Rádio Popular

- publicidade -