Os avanços e os desafios da Saúde para o Vale do Taquari

- Publicidade -spot_imgspot_img

Áudio na íntegra disponível no site da Rádio Popular

O Espaço Aberto teve a participação do especialista em gestão da saúde, Glademir Schwingel, na manhã desta quarta-feira (28/7). Ele trouxe informações sobre os avanços e os desafios da Saúde para o Vale do Taquari. Glademir atua atualmente na Coordenadoria Regional de Saúde e como professor na Univates.

Glademir pontuou que no campo da saúde sempre foi difícil fazer a assistência à população dentro do que ela precisa, considerando os serviços que temos e os recursos financeiros que possuímos. A pandemia piorou toda esta situação, trazendo mais desafios.

O alto número de pessoas positivas no Vale ainda é um dos pontos que preocupa profissionais da saúde, entretanto é positivo ver que a vacinação tem atingido novas idades, ampliando o número de vacinados.

Desde o início de sua caminhada na saúde pública, o principal avanço que Glademir destaca é o crescimento do processo de municipalização da saúde. Isso faz com que a comunidade tenha uma assistência melhor. Hoje se faz muito mais a prevenção em saúde.

Para o futuro enxerga diversos desafios, um deles o político, em que os gestores precisam se dar conta de que a área da saúde necessita de mais recursos. Outro desafio, que também envolve recursos, é a viabilização dos serviços, como é o caso da UTI Pediátrica do HBB. Além disso, elenca como ponto fundamental a prevenção em saúde, que foi muito prejudicada durante a pandemia e precisa ser incentivada e propiciada pela gestão pública, mas depende especialmente da consciência de todos cidadãos.

Convidado: especialista em gestão da saúde, Glademir Schwingel
Data: 28/7
Assuntos:
– Desafios que a pandemia trouxe;
– Vacinação;
– Municipalização da saúde;
– UTI Pediátrica do HBB;
– Foco na prevenção.

Áudio na íntegra disponível no site da Rádio Popular

- Publicidade -

MAIS

- Publicidade -
- Publicidade -

Notícias relacionadas

- Publicidade -