Chuva congelada marca noite da quarta-feira na região

783
Crédito da foto: Camila Eidelwein / Reprodução Instagram

Um fenômeno ocorrido na noite de ontem, quarta-feira (28/7), gerou dúvidas para quem enxergou “flocos” brancos caindo do céu. O termo neve foi utilizado como legenda para inúmeras fotos. Entretanto, as imagens registraram o que é conhecido como chuva congelada.

Segundo Estael Sias, meteorologista da Metsul, o evento climático ocorre quando o floco de neve se forma dentro da nuvem, mas passa por uma camada de ar relativamente mais quente e em seguida encontra o ar gelado de novo, próximo à superfície.

“Acontece que o floco de neve sai como floco, derrete e depois congela de novo. Ele não conserva suas características clássicas. Pode cair em forma de granizo miúdo ou como chuva congelada, que é o floco de neve, mas tem caída mais rápida”, explica.

A neve é formado dentro de nuvens com temperaturas abaixo de 0º. Quando o floco formado sai da nuvem e vai até a superfície, precisa encontrar uma temperatura suficientemente baixa para se sustentar como floco de neve. “Possui caída em pluma, que o vento vai levando de um lado para o outro, até chegar na superfície como neve”.

Existe ainda a chuva congelante, evento climático que não é comum no Brasil. Ocorre quando o floco de neve passa por uma camada relativamente mais quente e derrete. Quando chega na superfície, encontra estruturas muito geladas e ocasiona no congelamento de tapetes, carros e fios de luz.

Crédito da foto: Metsul / Divulgação

No Vale do Taquari, a precipitação em formato de granizo miúdo caracterizou a chuva congelada.

Fez algum registro fotográfico do evento? Envie para nosso e-mail: [email protected] e conte sua experiência.

- publicidade -