Alerta para a fome e insegurança alimentar no Rio Grande do Sul

1597
Créditos da foto: Luciana Brune

Áudio na íntegra disponível no site da Rádio Popular

O Espaço Aberto teve a participação da pesquisadora da Plataforma Brasileira de Soberania e Segurança alimentar e Doutoranda em Desenvolvimento Rural, Mirian Fabiane Dickel, na manhã desta quinta-feira (2/9). Ela alerta para os números da fome e insegurança alimentar no RS.

Mirian pontua que a pesquisa que realiza vem monitorando os dados do aumento da fome. O tema insegurança alimentar, conforme ela, é mais amplo do que fome, sendo definido como o direito que todo o cidadão de ter alimentos em qualidade e quantidade suficiente para manutenção da sua saúde.

Para que se tenha segurança alimentar é preciso ver quantos kg de alimentos são necessários para isto, o que torna a realidade algo muito preocupante em nosso estado. A pesquisadora explica que o cenário de produção veio se modificando ao longo dos anos, simplificando a oferta, encarecendo o preço de alimentos.

Nesta pesquisa, foram criados cinco perfis de segurança alimentar para os municípios do RS, constatando que apenas 22 municípios estão em condição plenamente satisfatória. Conforme pesquisas, para que se obtenha qualidade nutricional para saúde plena precisamos de 1.3kg de alimentos dia.

Dickel explicou que a agricultura possui 5 funções: produção de alimentos, produção de matéria-prima, geração de renda, serviços ecossistêmicos e a função de guardiões de sementes.

Neste cenário, a pandemia piorou a situação, pois repercutiu na renda das famílias, além do desemprego, que acabam afetando a segurança alimentar. Em nosso Vale, estamos em alerta com a redução da diversidade.

Mirian entende necessárias políticas públicas que estimulem a diversidade alimentar e a produção agrícola urbana.

Convidada: pesquisadora da Plataforma Brasileira de Soberania e Segurança alimentar e Doutoranda em Desenvolvimento Rural, Mirian Fabiane Dickel
Data: 2/9
Assuntos:
– Alerta para os números da fome e insegurança alimentar no RS;
– Conceito de insegurança alimentar;
– Segurança alimentar;
– Cenário de produção vem se modificando;
– Cinco perfis de segurança alimentar;
– Funções da agricultura;
– Pandemia agravou a situação;
– Politicas públicas que estimulem diversidade.

Áudio na íntegra disponível no site da Rádio Popular

- publicidade -