Município de Colinas realiza campanha de vacinação contra a raiva canina

540
Créditos da foto: Divulgação

Entre os dias 23 de setembro e 2 de agosto, a Secretaria da Agricultura de Colinas realizou a campanha de vacinação contra a raiva canina. Todas as localidades interioranas, além do centro, foram percorridas, em busca de animas para serem vacinados. Este trabalho intenso trouxe o excelente número de mil cães imunizados em todo o município.

Marco Rohr, coordenador do Meio Ambiente, explica que o controle da raiva em animais domésticos é uma questão de saúde pública, portanto, cabe ao poder público promover meios para manter essa zoonose controlada.

Aqueles que não conseguiram levar seus cães para serem vacinados podem retirar o imunizante junto a Secretaria da Agricultura. Neste caso a aplicação ficará a cargo do proprietário do animal.

Transmissão e sintomas

A raiva é transmitida por meio da mordida de um animal. No Brasil, gatos e cães são os principais transmissores. Os sintomas em humanos incluem febre, dor de cabeça, salivação excessiva, espasmos musculares, paralisia e confusão mental. Já nos animais os principais sintomas da raiva canina são sintomas de agressividade no animal, salivação excessiva, paralisia e mudanças de comportamento, que podem fazer o animal deixar de ser alegre para se tornar depressivo e retraído.

- publicidade -