Grupos Folclóricos de Danças Alemães de Estrela tentam registro no Guiness Book

837
Crédito: Luciana Brune

Áudio na íntegra disponível no site da Rádio Popular

O Espaço Aberto teve a participação do instrutor Andréas Hamester e do administrador de grupos Ênio Schwingel, na manhã desta quinta-feira (30/9). Eles trouxeram informações sobre as atividades dos Grupos Folclóricos de Danças Alemãs de Estrela e a busca de reconhecimento no Guiness Book.

De acordo com os representantes, em maio deste ano os grupos folclóricos completaram 58 anos de atividades ininterruptas, inclusive na pandemia permaneceram com atividades virtuais. Ênio destaca que essa cultura gera muito orgulho à comunidade estrelense.

Os grupos são divididos em 12 categorias, contemplando desde os 3 anos de idade até o grupo da terceira idade, com pessoas de até 90 anos, somando 492 componentes, pontua o instrutor. Em épocas normais, os grupos de Estrela se apresentam de 50 a 60 vezes ao ano.

No último sábado, os grupos ofereceram um ensaio aberto, momento de emoção aos que estão diretamente envolvidos nas danças. Nesta confraternização foi servido um cachorro-quente alemão, bastante conhecido na Alemanha.

Andréas destaca que o segredo é a mistura de um trabalho sério e, ao mesmo tempo, com momentos descontraídos e de lazer.

Em relação ao Guiness Book, o grupo iniciou em 2019 a busca de informações sobre grupos folclóricos típicos alemães pelo mundo todo, identificando quais os grandes grupos que existem. Ao realizar contatos na Alemanha, pode-se perceber que nenhum grupo possui mais de 200 componentes.

Diante disso, Andréas acredita que o grupo de Estrela deva ser reconhecido como o maior grupo de danças folclóricas alemãs do mundo em Estrela.

Convidados: instrutor Andréas Hamester e o administrador de grupos Ênio Schwingel, dos Grupos Folclóricos de Danças Alemãs de Estrela
Data: 30/9
Assuntos:
– Grupos folclóricos completaram 58 anos de atividades ininterruptas;
– Grupo conta com 492 integrantes e 12 categorias;
– Ensaio aberto foi sábado;
– O segredo para o sucesso dos grupos alemães;
– Grupo folclórico procura ser reconhecido no Guiness Book.

Áudio na íntegra disponível no site da Rádio Popular

- publicidade -