Saúde volta a ser tema de discursos na Câmara de Vereadores de Teutônia

644
Sessão voltou a ocorrer na sede da Câmara nesta terça-feira (23/11) / Crédito: Paloma Griesang

A saúde voltou a figurar entre os temas mais comentado da tribuna da Câmara de Vereadores de Teutônia nesta terça-feira (23/11). Isso porque os vereadores repercutiram a participação da equipe da Secretaria de Saúde em live promovida pelo Legislativo antes da sessão.

Claudiomir de Souza (PSL) disse que pelos relatos apresentados, a saúde de Teutônia está 100%. “Está bacana”, ironizou. Porém, apresentou situações trazidas pela comunidade que ainda indicam problemas. “São coisas que não podemos admitir. E se criticamos dizem que somos politiqueiros”, pontua.

Hélio Brandão (PTB) disse que ficou otimista com as informações apresentadas quanto à fila de cirurgias eletivas. Segundo ele, falava-se em 525 cirurgias represadas, e foi informado que 387 já foram feitas. Assim, faltariam ainda 138. “É pouca coisa, mas eu tenho certeza de que não é só 138, tenho 100% de certeza. Então, ou não foi feito 387, ou não tem só 138”, contrapôs.

Quanto ao tema das cirurgias, o vereador Evandro Biondo (MDB) destacou emendas obtidas junto aos deputados do MDB – Giovane Feltes e Márcio Biolchi – no valor total de R$ 300 mil e foram destinadas para pagamentos de cirurgias. “Nós conseguimos para tentar ajudar a reduzir a fila”, reforçou. Nerci Engelmann (MDB) agradeceu à equipe da Saúde por ter se disponibilizado para prestar os esclarecimentos.

O presidente da Câmara, Diego Tenn Pass (PDT), destacou que a live visou trazer mais transparência e agradeceu a equipe da Saúde por ter trazidos as informações. “Eles deixaram claro que a Saúde não está 100%. É quase impossível chegar aos 100%, mas estão buscando, e os 99,9% é possível chegar, se quiserem e puderem”, pontua.

Obras

Os vereadores utilizaram a tribuna também para agradecer pela realização de obras. Claudiomir de Souza agradeceu ao setor de trânsito pela pintura das estradas do interior e, também, a equipe de obras por diversos serviços realizados no município. “A gente cobra, critica, mas também fala quando é feito”, declara.

Jorge Hagemann (PDT) também agradeceu ao diretor de trânsito, Carlos Peixoto, por sinalizações feitas próximo à Laticínios Languiru com a intenção de diminuir a velocidade dos caminhões que transitam no local.

Os vereadores também solicitaram alguns serviços. Claudiomir de Souza pediu a pavimentação de um trecho da Rua Henrique von Mühlen, no Bairro Boa Vista.

Nerci Engelmann (MDB) encaminhou uma série de pedidos. Entre eles, a mudança da elevada na Rua 25 de Julho, no Bairro Languiru. “Fica em uma subida, os caminhões perdem o embalo e é muito ruim”, explicou. Pediu ainda por duas elevadas na Rua Santa Rosa, no Bairro Alesgut, além de uma série de pavimentações no mesmo bairro. Por fim, pediu a colocação de uma parada de ônibus na Rua Willy Brönstrup, no Bairro Alesgut. “É um pedido dos moradores, para as crianças que vão para o colégio”, justifica.

Hélio Brandão solicitou a limpeza e a pintura de meios-fios na estrada de Linha Germano. “Muitas pessoas passam por ali. Basta dar um retoque final e não deixar o brejo chegar naquela altura”, disse.

Decoração de Natal

Os vereadores destacaram também a decoração e programação de Natal. Hélio Brandão disse que ficou bonito, mas que é possível melhorar. Citou como exemplo a decoração de Estrela. “Ano que vem tem que fazer alguns ajustes”, sugeriu.

Jorge Hagemann parabenizou a administração municipal por ter retomado a decoração natalina no Centro Administrativo. Segundo ele, é importante incentivar cada vez mais a decoração e programações natalinas para atrair turistas que consumirão no município.

Vitor Krabbe (PDT) destacou que por anos se falou que os municípios vizinhos se enfeitavam, e Teutônia não, mas esse ano foi diferente. “Precisamos dar passos a mais ano que vem, mas esse é o início. Parabéns aos envolvidos”, declara. Ele elogiou também as pessoas de Canabarro que, voluntariamente, se juntaram para decorar a praça. “Pedir que as pessoas que vão à praça ajudem a cuidar”, solicitou.

- publicidade -