Espetáculo teatral de Estrela terá 70 artistas da comunidade em cena

Estreia ocorre neste sábado (4/12), a partir das 20h30min; texto conta o nascimento do menino Jesus em meio a cultura e tradição de Estrela

508
Ensaios no palco do Parque Princesa do Vale, onde será apresentado neste sábado e dia 11 / Crédito da foto: Divulgação

A programação do Natal em Estrela abrirá as cortinas ao teatro no próximo sábado (4/12). O espetáculo “Uma Estrela a Brilhar”, escrito e dirigido por Marcelo Brentano, levará ao palco do Parque Princesa do Vale 70 artistas – entre atores, músicos e bailarinos –, todos membros da comunidade, para contar uma das mais belas histórias da tradição cristã, sob o olhar da cultura local. O espetáculo inaugura uma nova tradição na programação natalina, envolvendo a comunidade no roll de atrações da festa.

Marcelo Brentano, diretor da peça, diz que o desafio foi grande, principalmente pelo pouco tempo para elaboração de todo o processo. “Mas gratificante” / Crédito da foto: Divulgação

O diretor da peça, Marcelo Brentano, revela que foi desafiadora a missão de, em 40 dias, reativar o grupo de teatro da Secretaria Especial de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), e ainda unir tantos talentos voluntários em um único texto. “Foi um espetáculo construído com várias colaborações e com o mais importante, a participação de muitas pessoas. Formamos um grupo de trabalho, para coordenar os ensaios, e o resultado estamos prestes a conferir”, faz suspense.

O espetáculo “Uma Estrela a Brilhar” tem a duração aproximada de 60 minutos. Entre os atos, será possível conferir várias expressões da cultura de Estrela. “Teremos samba, dança alemã, música. De uma certa forma, conseguimos envolver vários grupos de etnias e culturas diferentes. O resultado será emocionante”, convida o diretor.

Ao todo, serão realizadas duas apresentações. A estreia ocorre neste sábado, às 20h30min, no palco principal do Parque Municipal Princesa do Vale.  A outra está agendada para o dia 11. “É um trabalho de superação, com muitos atores, a maioria jovens e que estão pisando pela primeira vez em um palco. Só isso já nos deixa muito feliz em dirigir este espetáculo”, complementa Brentano.

Envolvimento comunitário

Para a titular da Secel, a secretária Carine Schwingel, o mais importante está na união de culturas, talentos e voluntários – a maioria deles amadores – do município de Estrela. “Esta é, sem dúvida, uma característica do nosso Natal, a união e o envolvimento comunitário. A gente aposta muito neste formato de atração, que só tem a crescer”, projeta.

Carine conta que a reunião de 70 artistas, de diferentes expressões culturais, também tornou-se uma grande surpresa. “Esta atração tem tudo para tornar-se outra tradição em nosso município. Envolver a comunidade dentro da programação era um projeto que agora conseguimos colocar em prática”, justifica Carine.

Muitos dos artistas pisarão em um palco pela primeira vez / Crédito da foto: Divulgação
- publicidade -