Festival Internacional de Estrela de Vôlei Feminino iniciou na sexta-feira

894
Crédito: Estúdio A / Divulgação
Em edições anteriores, festival chegou a receber cerca de 90 equipes // Crédito: Estúdio A / Divulgação

O 14º Festival Internacional Cidade de Estrela de Vôlei Feminino, promovido pela Avates, começou nesta sexta-feira (10/12), às 16h, e se estende até a segunda-feira (13/12). Para evitar aglomerações e manter as precauções contra a Covid-19, neste ano o evento não terá uma cerimônia de abertura. As equipes foram apenas recepcionadas nos ginásios Ito Snel e Cristo Rei no início dos jogos.

O Festival, tradicionalmente, recebia equipes de clubes, escolas e seleções de voleibol de toda a América Latina, chegando a reunir cerca de 90 times. Em razão da pandemia, foi cancelado em 2020 e retorna em um formato menor neste ano, sem nenhuma equipe estrangeira. O evento terá um total de 21 equipes – 12 na categoria Infantil e 9 na categoria Infantojuvenil, de cidades do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Rio de Janeiro. 

“Abrimos inscrições somente nas categorias Sub16 e Sub19, pois as atletas já estão numa idade onde a vacinação está mais avançada em todo o país e nos países vizinhos”, destaca o presidente e coordenador técnico da Avates, Rodrigo Rother.

Protocolos

A 14ª edição do Festival, além de não ter uma solenidade de abertura, não terá cerimônia de premiação das atletas. As entregas de medalhas serão feitas logo após o final das partidas, evitando concentração.

Entre outras medidas, não haverá alojamento para as equipes e nem transporte coletivo. As refeições serão feitas separadamente e todos os participantes – atletas, técnicos e demais envolvidos – deverão usar máscara durante todo o evento.

Também há obrigatoriedade do passaporte vacinal ou da apresentação de um teste negativo até 48 horas antes do início da competição. Maiores de 18 anos, atletas ou técnicos, precisam ter as duas doses da vacina no certificado de vacinação, enquanto que menores de 18 anos necessitam apresentar apenas a primeira dose.

Os jogos poderão ter a presença de público, com uso de máscara e respeito ao distanciamento. Conforme Rother, a Avates decidiu realizar o Festival ainda neste ano para evitar uma lacuna de dois anos entre as edições. “O Festival é um evento consolidado no cenário sul americano. Este ano o formato será diferente, em função de todo o contexto que estamos passando. Mas nossa intenção é colocar as equipes para jogar num bom nível e retomar o festival com força total em 2022”, observa Rother.

Equipes participantes:

Categoria Infantil2006 / 2007 Categoria Infantojuvenil2003 / 2004 / 2005
AvatesRSAvatesRS
Martin LutherRSBento VôleiRS
Voleibol Horizontina/CFJLRSJuventus/TeutôniaRS
Sociedade Ginástica Novo HamburgoRSRecreio da JuventudeRS
Juventus/TeutôniaRSVôlei Nova PetrópolisRS
Recreio da JuventudeRSMun. Guaraciaba/ADGSC
Mun. Guaraciaba/ADGSCADV/Jaraguá do SulSC
FMEL Gaspar/AEEGSCNova Trento/TIMSC
ADV/Jaraguá do SulSCEsporte Clube PinheirosSP
Nova Trento/TIMSC 
Tijuca Tênis ClubeRJ
Esporte Clube PinheirosSP
- publicidade -