Estrela registra movimento intenso de procura pela vacina

O relatório exato de quantas unidades, e em que fase da imunização, deverá ser divulgado nas próximas horas

696
Filas se formaram e movimento seguiu intenso por toda a tarde. População voltou a procurar a imunização / Crédito: Anderson Eidelwein / Prefeitura de Estrela / Divulgação

A Secretaria Municipal de Saúde de Estrela voltou a registrar filas na Unidade Básica de Saúde (UBS) Central na tarde desta quarta-feira (12/1), resultado mais uma vez da maior procura por parte da população por uma das três doses da vacina contra a Covid, registrado desde o surgimento da variante Ômicron e o aumento do número de casos ativos. Nova etapa, em horário especial, será realizada nesta quinta-feira (13/1). Assim como quando no auge da doença no ano passado e a procura por uma das doses era maior, a ação ocorrerá no Parque Princesa do Vale, das 16h às 19h30min, inclusive no modelo drive thru. A programação se encerrará na sexta-feira (14/1), com outra etapa agendada para a UBS Central, no Bairro Oriental.

A procura pela imunização nesta quarta obrigou a equipe a estender o horário de vacinação para atender a todos que já estavam na fila até as 16h, e não havia acabado até então. A expectativa é de que se aproxime de 300 doses aplicadas. O relatório exato de quantas unidades, e em que fase da imunização, deverá ser divulgado nas próximas horas.

Etapas

Assim como na data de hoje, a ação desta quinta permitirá aos cidadãos buscar uma das três doses dos imunizantes da AstraZeneca, CoronaVac e Pfizer, no modelo drive thru ou fila individual por ordem de chegada. Na sexta (14/1), a etapa volta a ocorrer na UBS, das 13h30min às 16h. Todos devem utilizar máscaras. As equipes do Lions seguem realizando a campanha da coleta de alimentos não perecíveis nos locais e pedem a colaboração da população para com a causa.

Doses

A primeira dose está disponível a todos os maiores de 12 anos. Os menores de 18 anos devem comparecer com um responsável. Estes devem ainda levar comprovante de residência e documento oficial com CPF.

A segunda dose será aplicada a todos os que estão em atraso com os imunizantes da AstraZeneca, CoronaVac e da Pfizer. Também no caso da Pfizer está agendada a segunda dose para aqueles que iniciaram a vacinação até dia 15/11.

Já a dose de reforço – AstraZeneca, CoronaVac e da Pfizer – segue com a ampliação diária do público-alvo. Como novidade, agora, já dentro do intervalo reduzido de quatro meses. Assim, poderá solicitá-la todos aqueles que aplicaram a D2 até 11/09. Mais informações pelo Whats 99127-9045.

Números

Estrela pode nesta ou na próxima semana superar a marca de 27 mil vacinados, de um total estimado de 27,7 mil a serem imunizados. Sem ainda o registro desta quarta-feira (12/1), são até o momento 26.965 cidadãos acima dos 12 anos com a primeira dose. O número de vacinados por completo (duas doses) é de 25.749, número que não contabilizam as unidades da Janssen, já que estas entram para a contagem de reforço. A dose de reforço (D3) já foi aplicada a 7.500 estrelenses. Segundo o boletim epidemiológico atualizado desta quarta-feira (12/1), Estrela já contabilizou 4.584 casos positivos. Destes, 4.282 recuperados. São 228 casos ativos e 74 óbitos (último dia 14 de novembro).

- publicidade -