Temporal registrou ventos de 70,9km/h em Teutônia

2410
Crédito: Reprodução

A temperatura máxima na sexta-feira (21/1) foi de 40,8°C, no Bairro Languiru, com sensação térmica de quase 50°C. Meteorologistas já alertavam durante a semana sobre a possibilidade de temporais isolados. De acordo com a Estação do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), localizada na Granja do Colégio Teutônia, no Bairro Teutônia, o temporal registrou ventos de 70,9 Km/h. Mas, segundo o teutoniense Frederico Wessel, responsável por oito estações meteorológicas na região, os bairros Centro Administrativo e Alesgut marcaram ventos mais intensos, porém, não há monitoramento nessas áreas para confirmação exata. Além do forte vento, o Bairro Languiru registrou 39,1 milímetros de chuva.

Instabilidades climáticas deste nível ocorrem em virtude da elevada temperatura e umidade do ar. “Fenômenos como estes são difíceis de serem previstos, quanto aos locais que serão atingidos”, explica Wessel.

Estação Meteorológica de Frederico Wessel, localizada no Bairro Languiru / Crédito: Repordução

De acordo com a Metsul Meteorologia, nesta quarta (26/1) e quinta-feira (27/1), uma frente fria vai avançar pelo Sul do Brasil, rompendo o persistente bloqueio atmosférico, após duas semanas de temperatura muito acima do normal, e estourará a bolha de calor. A temperatura cairá e iniciará uma sequência de dias agradáveis.

Velocidade dos ventos de sexta-feira (21/1):

– 70,9 Km/h INMET
– 62,8 Km/h Languiru
– 53,1 Km/h Boa Vista
– 43,9 Km/h Linha Clara
– 43,5 Km/h Linha Welp
– 43,5 Km/h Morro das Antenas
– 32,2 Km/h Westfália

Acumulado de chuva de sexta-feira (21/1):

– 39,1 mm Languiru
– 14,8 mm Teutônia
– 11,4 mm Linha Clara
– 6,3 mm Linha Welp
– 1,0 mm Westfália
– 1,0 mm Lagoa da Harmonia

- publicidade -