Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social de Estrela promovem visitas especiais às mulheres

Ao longo da semana, os programas sociais Primeira Infância Melhor e Criança Feliz de Estrela comemoram o Dia Internacional da Mulher com visitas e presentes especiais

690
Ação contou com parceria da iniciativa privada e das visitadoras dos programas sociais ligados à infância de Estrela / Crédito: Assistência Social Estrela / Governo de Estrela

A vaidade feminina é considerada por muitos um dos fatores mais importantes para a autoconfiança da mulher. Atenta a isso, e para marcar o Dia Internacional da Mulher, a Secretaria Municipal de Saúde e a Assistência Social de Estrela programaram, ao longo da semana, visitas especiais às mulheres atendidas através dos programas Primeira Infância Melhor (PIM) e Criança Feliz de Estrela. Além das tradicionais rotinas dos atendimentos, habituais visitas e orientações, as mulheres foram surpreendidas com presentes para marcar a data, compostos com kits de beleza e higiene pessoal.

Os atendimentos realizados pelas visitadoras ocorrem semanalmente. Desde o início do ano já foram realizadas mais de 430 visitas a mais de 80 pessoas de mais de 70 famílias, entre elas oito gestantes que possuem acompanhamento direto, mais de 70 crianças com menos de três anos e duas com até seis anos. Nesta semana, as mulheres que são acompanhadas pelos programas receberam kits doados pela empresa Di Hellen Cosméticos, pela Amora Cosméticos e por farmácias de Estrela. “Os programas sociais resolveram marcar e comemorar o dia com estes brindes numa mistura de estilo, porque toda mulher tem o seu, e generosidade, que também prezamos”, destaca Ilânia Käfer, assessora dos programas. “Registrar a gratidão das mulheres mães, ao receberem os presentes, como também das visitadoras ao entregarem os kits, foi emocionante”, destaca.

Surpresas
A ideia surgiu da diretora do Desenvolvimento Social, Tatiana Pereira de Oliveira, e se concretizou com a organização da visitadora Deise Hauschild, que reuniu colegas visitadoras e mães para o momento da entrega dos kits. “Nossa proposta foi aproveitar uma data marcante para valorizar aquelas que são parceiras diretas de nossos trabalho, as próprias mães das crianças que acompanhamos”, detalha Deise. “O resultado foi muito gratificante para quem esteve envolvido na execução da iniciativa, e pelo que percebemos pelas reações, para aquelas mulheres que foram o alvo de nossa proposta.” A gestante Daiane Trindade Amaral da Silva foi uma das visitadas por Deise Hauschild. Grávida de nove meses de seu segundo filho, a moradora do Loteamento Nova Morada foi surpreendida. “Fiquei muito feliz pela visita, a primeira, e convite para o acompanhamento atencioso que vou ter. E ainda mais ao receber um presente. Só tenho a agradecer a elas”, pontua.

Saiba Mais
Os Programas Primeira Infância Melhor (Estadual) e Criança Feliz (Federal) atuam em Estrela desde 2018. O objetivo é oferecer às famílias, a partir de sua cultura e experiência, informações, orientações e apoio para que a criança tenha o melhor ambiente, os melhores estímulos, as interações mais adequadas para seu desenvolvimento, desde a gestação até os três anos de idade. Esse objetivo é realizado por meio de visitas domiciliares semanais e reuniões nas comunidades. A visita ao domicílio, feita por visitadores com formação específica, aproxima os serviços da realidade concreta e cotidiana das famílias e abre as portas ao setor público para um conhecimento mais próximo das características, potencialidades e necessidades de cada ambiente familiar e social. O Programa, que conta com a supervisora Luana Gerhardt, oito visitadoras e o GTM, atua junto à Secretaria de Saúde do município e facilita o acesso às políticas públicas relacionadas à Educação, Saúde e Assistência Social.

E-mail: [email protected]
Fone: 3981-1212

- publicidade -