Estudantes do Colégio Teutônia recebem certificado de Língua Alemã

608
Crédito: Leandro Augusto Hamester

Na noite de quinta-feira (24/3), estudantes do Colégio Teutônia participaram da cerimônia de entrega dos Certificados de Proeficiência em Alemão, níveis A1, A2 e A3, e também os Certificados do Concurso de Literatura.

A cerimônia teve como objetivo reconhecer o desempenho nas diferentes competências da Língua Alemã valorizando o ensino do idioma no educandário e na comunidade. A certificação leva em conta o prática na leitura, compreensão oral, produção de texto e fala.

Na ocasião estiveram presentes famílias, professores e, de forma remota, o Cônsul Geral da Alemanha no Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, Milan Simandl, que felicitou os jovens e elogiou as famílias pelo incentivo aos jovens. Ainda em seu discurso, Simandl discorreu a respeito da influência da cultura alemã na região e destacou as muitas oportunidades de emprego que surgirão para os estudantes.

A gerente da Iniciativa PASCH no Brasil, Juliane Acevedo também presenciou o evento de forma virtual. Em sua fala, Juliane comentou sobre como a parceria com o colégio ontribui para crescimento da língua alemã, bem como os conhecimentos dos estudantes e a participação dos professores em projetos. Esse aprendizado proporciona uma nova ferramenta para esses jovens, não apenas na comunicação, mas como oportunidade no campo profissional e em suas vidas pessoais. Esse é o primeiro passo, pois eles podem ter a oportunidade de incrementar sua carreira acadêmica com bolsas de estudos, cursos de aperfeiçoamento e pós-graduação na Alemanha. Estamos plantando uma semente”, disse ela.

O diretor do Colégio Teutônia, Jonas Rückert avaliou positivamente a conquista dos estudantes e lembrou dos 70 anos da instituição em 2022. “Estamos localmente aqui, querendo fazer a diferença, mas também olhamos para um contexto global”, afirmou ao lembrar de momentos importantes na história, envolvendo líderes e projetos almães. Da mesma forma reconheceu a importância da Lingua Alemã como oportunidade para os estudantes.

A professora de Língua Alemã do Colégio Teutônia, Angelita Lohmann, acrescentou que, além das provas de proficiência e concurso de leitura, os estudantes participam, com êxito, em diversas outras atividades: Festival de Teatro e Música em Alemão, Olimpíada Nacional de Língua Alemã, cursos complementares para jovens na Alemanha (JuKu) promovidos pela Iniciativa PASCH, cursos e concursos promovidos pelo Goethe Institut.

Ao todo foram 26 estudantes obtiveram o certificado de proficiência em Alemão, e nove no Concurso de Leitura em Língua Alemã. O concurso (Vorlesewettbewerb) existe há mais de 25 anos, abrangendo escolas e estudantes do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Nível A1 – Sofia Altmann Röhrig, Pedro Henrique Asquidamini Horst, Pietra Battisti Sehn, Catarina Feldkircher, Sofia Horst, Kananda Lagemann Cunha, Natália Müller, Manuela Pereira da Silva, Lucas Scherer Pires, Gustavo Schneider Rothmund, Isabel Helena Becker Medeiros, Maria Clara Dentee Wommer, Naomi Hoffmann Dahmer, Mariana Sabka de Souza, Leona Aíni Schäffer e Arthur Landmeier.

Nível A2 – Cristian Matias Stahlhöfer, Matias Lagemann e Luiza Ribeiro.

Nível B1 – Camila Gargethi Sperotto, Fernanda Allebrandt Werlang, Helen Luiza Engelmann, Julia Taís Horst, Kauê Klein, Maiquel Prediger e Nicolas Schonhorst Mallmann.
Concurs de Literatura – Cynthia Mayara Grimm Horst, Guilherme Klein Wahlbrink, Fernanda Allebrandt Werlang, Iasmin Janaína Messer, Camila Garghetti Sperotto, Isadora Mendel, Oliver Dupont, Maria Clara Dentee Wommer e Tiago Leonhardt.

- publicidade -