“Viva o Taquari-Antas Vivo” retoma formato tradicional neste sábado na região

Ações ocorrerão em Lajeado, Estrela, Cruzeiro do Sul, Arroio do Meio, Roca Sales e Venâncio Aires

651
Ações foram definidas em reunião com representantes da Prefeitura, Cacis, empresas e entidades parceiras / Crédito: Édson Luís Schaeffer / Divulgação

Depois de dois anos, a mobilização regional voluntária em prol da preservação da Bacia Hidrográfica dos rios Taquari-Antas voltará a ser realizada no seu formato tradicional – voluntários realizam ações presenciais de coleta de resíduos. Promovida pela Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil), através da Unidade Parceiros Voluntários (UPV), a 15ª edição do “Viva o Taquari-Antas Vivo” ocorre no próximo sábado (23/4), a partir das 7h30.

O diretor de Responsabilidade Social Corporativa da Acil, Lucas Lengler, comenta que a ação se faz fundamental pelo recolhimento dos resíduos e pelo senso de conscientização. “A ação de irmos ao rio ou aos corpos hídricos da região se faz, também, para mostrar as pessoas que o Rio existe, nos traz vida e que precisamos nos sensibilizar com ele. Indo, percebemos os impactos que as cidades estão gerando negativamente neles”, diz.

A coordenadora da UPV Lajeado, Gilmara Scapini, espera repetição do voluntariado de outros anos. “A atividade traz muitos resultados positivos para o Vale, como um todo. Com apoio de grandes empresas e a adesão da comunidade, nosso objetivo é marcar a retomada da ação com expressivo número de voluntários em todos os municípios participantes”, projeta.

As ações de recolhimento de resíduos das margens e rio Taquari ocorrerão em seis municípios: Lajeado (Porto dos Bruder), Estrela (ações nos bairros), Arroio do Meio (Bairro Navegantes), Venâncio Aires (Bairro Mariante), Cruzeiro do Sul (Clube Delta) e Roca Sales (Parque Náutico).

Interessados em participar da mobilização como voluntários ou apoiadores podem fazer inscrição no ponto de concentração.

Ao longo da história, o projeto “Viva o Taquari-Antas Vivo” já recolheu 53 mil quilos de resíduos e reunir 6,6 mil voluntários. Além disso e dos seis municípios envolvidos, a ação conta com a adesão do Comitê da Bacia-Hidrográfica – composta por 120 municípios, que realizam as atividades conforme sua realidade, independentemente de ser afluentes ou arroios.

Ações em Estrela

Em Estrela, o cronograma contará com atividades se estendendo ao longo do ano. Hoje, o Viva o Taquari-Antas será marcado por mutirão de coleta de resíduos e panfletagem com materiais informativos e orientativos nos bairros Moinhos, Marmitt, Chacrinha, Oriental e Indústrias. A coleta de resíduos volumosos será repetida nos demais meses, além de ocorrer outras três modalidades de ações preventivas projetadas para os seis meses seguintes, sendo subdividas em dois meses cada.

23 de abril: Viva o Taquari-Antas Vivo – Prevenção em Ação: Mutirão de coleta de resíduos e panfletagem com materiais informativos e orientativos nos bairros Moinhos, Marmitt, Chacrinha, Oriental e Indústrias.

Maio/junho: Ação com grêmios estudantis das escolas para ampliação da pintura dos bueiros e bocas de lobo nos bairros, ação já iniciada pelo Governo de Estrela em março.

Julho/agosto: vídeos sobre boas práticas em cuidados com os resíduos com empresas associadas à Cacis.

Outubro/novembro: evento final na escadaria, como sugestão uma edição do Arte na Escadaria voltado para o Rio Taquari.

Todos os meses: ações contínuas de coleta de resíduos volumosos.

- publicidade -