Profissionais da saúde de Teutônia realizam capacitação sobre o Autismo

A fonoaudióloga Gisele Rezende, cuja formação e experiência profissional são voltadas para a área do neurodesenvolvimento, foi quem ministrou a capacitação

577
Capacitação ocorreu nesta segunda-feira (25/4) / Crédito: Divulgação

Na segunda-feira (25/4), a Administração Municipal de Teutônia, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu uma capacitação referente ao Transtorno do Espectro Autista (TEA). O treinamento foi direcionado aos profissionais de saúde da rede pública do município. A capacitação foi ministrada pela Fonoaudióloga Gisele Rezende, cuja formação e experiência profissional são voltadas para a área do neurodesenvolvimento.

Participaram os profissionais das unidades básicas de saúde (médicos, dentistas, nutricionistas, fonoaudiólogos, psicólogos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e agentes comunitários de saúde), assim como, a equipe do Programa Primeira Infância Melhor (PIM) e Serviço Municipal de Apoio Escolar e Ação Restaurativa (SEMEAR).

A iniciativa, além da programação da Semana Municipal de Conscientização do Autismo, ocorreu em abril em função deste ser o mês mundial destinado a conscientização sobre o tema, pelo fato da equipe de educação continuada da secretaria ter percebido a necessidade de orientar, ainda mais, os profissionais sobre o assunto, que tem se tornado cada vez mais presente na rotina de atendimentos.

No encontro foram abordados temas como: a definição do que é o TEA, sua origem, sinais e sintomas, diagnóstico precoce e manejo dos pacientes. O grupo participou ativamente, esclarecendo dúvidas e construindo, em conjunto, possibilidades de melhorar os serviços para o acolhimento e acompanhamento dessas famílias.

- publicidade -