Semana do Meio Ambiente em Fazenda Vilanova foca na educação

586
Encerramento contou com exposição e venda de produtos orgânicos / Crédito: Divulgação

Fazenda Vilanova promoveu, entre os dias 30 de maio e 3 de junho, a Semana do Meio Ambiente. Foram realizadas diversas ações como palestras nas escolas, visita a propriedade e evento de encerramento. A programação foi organizada pela Secretaria da Agricultura, por meio do Departamento de Meio Ambiente, e contou com apoio das secretarias de Administração e de Educação.

Entre os dias 30 de maio e 1º de junho ocorreram palestras para os alunos da rede municipal de ensino, abordando temas como o bem-estar animal, preservação da água e separação e destinação correta dos resíduos sólidos urbanos.

As palestras foram ministradas pela engenheira ambiental do Movimento Lixo Zero, Luana Hermes, a bióloga da Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente, Joice da Silva Quadros, a fiscal ambiental da Prefeitura, Queli Garske, e a representante do Grupo de Protetores dos Animais, Carina Reginaldo Diedrich.

Na quinta-feira (2/6), foi realizada a oficina “Aproveitamento Integral dos Alimentos”, na propriedade de Lucianita. A ministrante foi a extensionista Emater/RS-Ascar, Arlethe Costa da Silva.

O encerramento da Semana do Meio Ambiente foi realizado no dia 3 de junho, no estacionamento da Prefeitura.

A temática do evento foi: “Seja responsável! Pratique a sustentabilidade!”. Na programação foi realizada coleta de resíduos especiais (eletrônicos, pilhas e baterias, óleo de cozinha, medicamentos); adoção de mudas de árvores nativas; brechó do grupo de protetores dos animais do município; exposição e venda de produtos orgânicos de produtores do município; demonstração de compostagem; exposição do projeto “Poupar, Reciclar e Transformar” e venda de sabão das EMEFs Edgar da Rosa Cardoso e Santana; e cadastramento no Programa Nota Fiscal Gaúcha.

- publicidade -