FestiRock Estrela volta após 30 anos

Aberto ao público e programado para ocorrer dia 10 de julho, contará com encontro de carros antigos e shows de bandas regionais e de renome nacional, entre elas com Duda Calvin, ex-Tequila Baby

1041
O ex-secretário fica emocionado ao rever pasta com registros dos eventos realizados à época / Crédito da foto: Rodrigo Angeli / Divulgação

Foram acertados nesta quarta-feira (7/6) mais alguns detalhes para a realização do 3º FestiRock Estrela. O evento foi realizado por dois anos no início da década de 1990, e o governo municipal, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (Setcel), pretende retomar agora em julho.

A proposta é reunir, em um único evento, iniciativas distintas já realizadas em outros momentos em torno de objetivos comuns, entre eles a paixão pelo rock. E, assim, retomar uma ação de sucesso já realizada nos anos de 1990 e 1991.

A programação de shows conta com bandas locais e de renome. Entre as atrações está Duda Calvin, ex-Tequila Baby. A exposição de carros antigos foi confirmada para ocorrer na manhã e na tarde do dia 10 de julho, nas áreas conjuntas da Escadaria da Polar, Parque da Lagoa e via laterais próximas (ruas Bruno Schwertner e Pinheiro Machado). A entrada será franca, inclusive para conferir as apresentações culturais e os carros.

A ideia nasceu a partir da lembrança do evento, idealizado e realizado por José Itamar Horn, o “Bitti”, então secretário de Cultura, Esporte e Lazer à época. “Acho muito válida a proposta desta retomada. Sempre deixei claro o quanto valorizo aqueles eventos tradicionais, que se realizam por anos, atravessam décadas, são referências das cidades, como é o caso aqui do Festival do Chucrute, caminho que agora mais recentemente a Multifeira, a ParkChoppFest e outras de nossas promoções começaram a trilhar, e assim criam também uma identificação histórica e deixam legados”, diz ele.

Ele pondera que não é porque muda uma gestão do governo, que é necessário mudar o nome do evento. “Ou fazer isso apenas porque se troca um ou outro detalhe ou parte da programação do mesmo”, completa. Ele se emociona ao folhear as pastas onde mantém registros e notícias dos eventos que realizou quando secretário municipal, de 1989 a 1996.

Bitti revela os motivos que, à época, o fizeram criar este evento. “Já existia a ligação de Estrela, em razão do Festival do Chucrute, com a música germânica. O sertanejo estava no auge, era um sucesso e tocava em todas as rádios a todo o momento. Já o rock, apesar de muito presente na nossa comunidade, inclusive de bandas locais, não tinha um evento só para ele. Foi aí que resolvemos criar este especial dia dedicado ao rock”, cita ele.

O ex-secretário, hoje, ainda toca no grupo Sputnick. “Vai ser incrível ver que alguns garotos que tocaram na época, como por exemplo, na antiga banda Pulsar, vão agora tocar de novo, mesmo que por outros grupos”, diz, sorrindo, ao rever algumas fotos.

Além da Pulsar, de Estrela, tocaram na primeira edição as bandas “Gota de Orvalho”, também estrelense, e a “Íris Ativa”, de Santa Cruz do Sul.

Shows

Nesta retomada foram acertados quatro shows, que serão realizados na parte da tarde. A primeira será a Lupulados, que abrirá a série de atrações das 13h.

Às 14h será a vez da Banda Rapport. Depois, às 15h, será a vez dos fãs da Sputnik conferirem os sucessos do grupo.

E para fechar a série, quem subirá ao palco às 16h será Duda Calvin, ex-Tequila Baby. De acordo com a organização serão oferecidos serviços de lanches no local através de food trucks. Será permitido que as pessoas levem itens para melhor passar o dia no local, como cadeiras e churrasqueiras portáteis.

Carros

A edição deste ano terá como atração extra um Encontro de Carros Antigos do Vale do Taquari. Evento que no ano passado ocorreu na Rua da Polar e levou centenas de pessoas a admirarem as verdadeiras relíquias sobre quatro rodas.

Será o mesmo local que será utilizado este ano para a exposição dos carros, ampliado ainda para o estacionamento do Parque da Lagoa e ruas laterais, prevista a maior presença de participantes nesta edição.

Os proprietários dos veículos que desejarem participar não precisarão fazer inscrição prévia, e sim apenas estacionarem nas áreas reservadas à medida que forem chegando, a partir das 9h.

Em caso de mau tempo o evento será adiado para uma futura data. Mais informações na Setcel, na Rua Marechal Floriano, nº 433, Bairro Centro, e pelo telefone (51) 3981-1122.

- publicidade -