Estrela cria programa de alimentação saudável nas escolas

O Governo de Estrela, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Smed), deu início a uma “experiência gastronômica” com os alunos da rede municipal de ensino. A Cozinha Central, de onde saem todos os alimentos consumidos nas creches e escolas, está percorrendo as instituições. O objetivo é ensinar que uma alimentação saudável pode ser igualmente prazerosa e que a comida também pode ser divertida. A atividade teve início nesta segunda-feira (6/6).

A nutricionista Ana Paula Freitas é quem coordena a ação. De acordo com ela, na maioria das vezes, as crianças não experimentam as frutas e verduras, por falta de um incentivo adulto. “A ideia é que a gente percorra todas as escolas, levando este consumo de uma forma divertida, para incentivar a alimentação saudável nas crianças”, conta. A nutricionista Kátia Barbieri Becker Delwing, que também atua na Cozinha Central, auxilia no programa.

O encontro realizado nesta segunda-feira ocorreu na Escola de Educação Infantil (Emei) Estrelinha, no Bairro dos Estados. “Foi uma festa. Quando a gente cria o estímulo, as crianças consomem os alimentos certos”, afirma Ana Paula.

A nutricionista diz que além de ir ao ambiente escolar conversar com os alunos, o Município elabora um parecer de cada criança, sobre a atividade que foi aplicada com a turma, que são remetidos às famílias. “Encaminhamos também um documento com as orientações, para que cada família possa aplicar em casa o consumo de alimentos mais saudáveis”, destaca.

Para a atividade ficar ainda mais interessante para os alunos das turmas maiores, Ana Paula prepara uma surpresa. “Vamos fazer a dinâmica de adivinhação dos alimentos. Vendadas, as crianças vão precisar utilizar o tato e o paladar para identificar o que estão consumido”, resume.

A secretária municipal de Educação, Elisângela Mendes, reforça a importância da atividade. Segundo ela, além dos pequeninos da Educação Infantil, todos os alunos da rede municipal, matriculados até o 4º ano receberão a oficina de frutas e verduras na escola.

“Uma alimentação saudável é parte fundamental do desenvolvimento e até mesmo do aprendizado. Oportunizar este acesso é cumprir o papel de educadores também na hora da merenda e nos momentos de alimentação, seja ela na escola ou no ambiente familiar”, pontua.

Estudo sobre obesidade

Preocupada com a saúde dos alunos, a Secretaria Municipal de Educação realiza também um estudo para quantificar o índice de obesidade infantil. Segundo a pasta, está em fase final de levantamento a pesquisa que avalia pesos e medidas dos alunos da rede municipal.

“Esta pesquisa já está em andamento. A ação de criação do projeto de alimentação saudável nas escolas é parte de uma ação combinada com o estudo”, explica nutricionista Ana Paula Freitas.

Assim que tabuladas as avaliações, a pasta da Educação deverá utilizar as informações coletadas junto aos alunos para traçar estratégias e incentivar a alimentação e as práticas saudáveis dentro das salas de aula do município.

Mais Notícias

Tópicos Relacionados:

Publicações do Autor

Colisão entre carros é registrada na Rota do Sol, em Boa Vista do Sul

Uma colisão entre dois automóveis foi registrada por volta das 17h desta quarta-feira (24/6), no km 82 da RSC-453, a Rota do Sol, em...

Estrada Geral Garibaldi terá trânsito totalmente bloqueado entre Imigrante e Boa Vista do Sul

A Prefeitura de Imigrante informou que o trânsito na Estrada Geral Garibaldi será totalmente interrompido entre a tarde desta quinta-feira (25/6) e o meio-dia...

Polícia Civil prende condenado por homicídio em Soledade

A Polícia Civil prendeu, na manhã desta quarta-feira (24/6), um homem de 38 anos condenado pelo crime de homicídio em Soledade. A prisão foi realizada...

Terra Forte entrega primeiros cartões a beneficiários de Fazenda Vilanova

Os primeiros cartões do Programa Operação Terra Forte foram entregues nesta segunda-feira (22/6) aos agricultores de Fazenda Vilanova No municipio, 14 agricultores familiares foram...