90 anos de história da Câmara de Vereadores de Lajeado serão digitalizados pela Univates

Mais de 4 mil páginas estarão disponíveis digitalmente

302
Todos os vereadores participaram do ato de assinatura, juntamente com integrantes da equipe do Centro de Memória da Univates, Marcos Kreutz, Neli Machado e Patrícia Schneider / Crédito: Jaqueline Backes / Divulgação

A Universidade do Vale do Taquari (Univates) e a Câmara de Vereadores de Lajeado celebraram um convênio para a digitalização de parte do acervo histórico dessa entidade. O acordo foi selado na terça-feira (14/6).

O trabalho será realizado pela equipe do Centro de Memória, Documentação e Pesquisa do Museu de Ciências da Univates (CMDPU/MCN). Serão digitalizados 39 livros, abrangendo o período de 1891 a 1982, com cerca de 4 mil páginas.

A documentação mostra mais uma perspectiva da história do município. O CMDPU, em outra oportunidade, realizou a digitalização do acervo histórico do Arquivo Histórico Municipal; que contempla a história da cidade por meio do Poder Executivo.

Para o presidente da Casa, Deolí Gräff, o convênio representa um importante passo porque a história do município será estudada, também, a partir do Poder Legislativo. “Hoje a história de Lajeado é estudada e contada somente a partir do Executivo”, afirmou.

A reitora da Univates, Evânia Schneider, enfatizou a afirmação de Gräff. “Contar essa história, manter guardado para sempre, mas, muito mais do que isso, disponibilizar para a população é o mais importante”, pontou.

Conforme a historiadora Patrícia Schneider, supervisora do CMDPU, este trabalho é importante para que a comunidade tenha acesso à memória coletiva de forma fácil e preservada. “Permite que o patrimônio histórico local e regional seja legado ao futuro e, o mais importante, acessado”, explicou.

Ainda, de acordo com Patrícia, o acesso às fontes é garantia de transparência e confiabilidade. “Principalmente para pesquisas que buscam contar e recontar a história. Essas fontes têm valor incalculável para o conhecimento e as escolhas do passado que nos trouxeram ao tempo presente”, detalhou.

- publicidade -