Alunos de Cruzeiro do Sul iniciam capacitação pelo Projeto Bike Solidária em Lajeado

315
Curso terá duração de 80 horas / Crédito: ALsepro / Divulgação

A nova turma de qualificação e aprendizado do Projeto Bike Solidária já iniciou suas aulas. Diversas emoções tomaram conta dos alunos que terão 80 horas de curso para se dedicar ao exercício de consertar bicicletas. Esta edição terá 20% de tempo da anterior em virtude do tempo dedicado para a inclusão de questões comportamentais.

O estudante Arthur Angelo dos Santos (13), busca o aprendizado pois sonha em ter uma bicicleta, ele conta que de tanto gostar, pede emprestada para os amigos. “A minha ficou pequena, passei para meu irmão menor”, compartilha.

O projeto Bike Solidária prevê a restauração de bicicletas e doação para escolas públicas localizadas em bairros mais vulneráveis. Os veículos estão liberadas de ações judiciais, e estão no pátio da Delegacia de Polícia de Lajeado e Cruzeiro do Sul. A ação é uma parceria entre Associação Lajeadense Pró-Segurança Pública (Alsepro), as Promotorias Criminal e da Infância e Juventude de Lajeado, Polícia Civil e Serviço Nacional de Aprendizado Industrial (SENAI).

As aulas serão realizadas no Senai em Lajeado, nas terças e quintas-feiras, no turno inverso da escola.

A promotora de Justiça Criminal, Ana Emília Vilanova, destaca a oportunidade que os estudantes das escolas públicas estão tendo com a oferta do curso técnico. “ Eles vão poder futuramente desenvolver habilidade nessa área, ou se não for nessa área com a frequência das aulas no Senai vão abrir novas portas e eles vão poder escolher novos cursos técnicos”, aponta.

O titular da delegacia de Cruzeiro do Sul, Dinarte Marshall Júnior considerou outro ponto relevante do projeto, o reaproveitamento das bicicletas. De acordo com ele, elas estavam sem utilidade e ocupando um grande espaço no prédio da delegacia. “Recuperando as bicicletas e reintroduzindo em circulação é um ganho, mas o ganho maior é para os alunos”, explica.

O gerente de Operações do SENAI, Jerry Amarildo Hibner enfatizou que o propósito dessa iniciativa é transformar o futuro desses jovens. “Só um curso de iniciação profissional tem a conotação de conseguir essa transformação. Nós também fizemos um conteúdo com ênfase no desenvolvimento humano”, conta.

A prefeitura de Cruzeiro do Sul é responsável pelo transporte dos alunos até Lajeado. O projeto tem verba aprovada pela Vara de Execuções Criminais da Comarca de Lajeado. Nessa 2ª edição as escolas que estão participando são a Municipal de Ensino Fundamental Jacob Sehn e a Estadual de Ensino Médio João de Deus. São ao todo 17 alunos, 16 de Cruzeiro do Sul e um de Lajeado.

Expansão do projeto
O projeto iniciou em 2021 com 16 alunos de duas escolas de Lajeado, Escola Estadual de Ensino Médio Santo Antônio-CIEP e Escola Estadual de Ensino Fundamental São João Bosco. As aulas duraram quase dois meses.

O projeto pioneiro no Estado prevê capacitação de jovens e o reaproveitamento desse meio de transporte.

O diretor de patrimônio da Associação Lajeadense Pró-Segurança Pública, Francisco Weimer dos Santos, que coordena o projeto, disse que existe o interesse da inclusão de alunos de outros municípios. “Nós da Alsepro não temos jurisdição, mas vamos fornecer todo o projeto de graça, estará à disposição de qualquer município que queira implantar”, afirma.

- publicidade -