Governo do Estado inaugurou obra de ampliação na Penitenciária de Canoas I

471
A nova galeria comporta 23 celas coletivas de oito vagas e mais uma para pessoas com deficiência, com quatro vagas / Crédito: Itamar Aguiar / Palácio Piratini / Divulgação

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Justiça e Sistemas Penal e Socioeducativo (SJSPS) e da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), inaugurou a obra de ampliação da Penitenciária Estadual de Canoas (Pecan) I nesta sexta-feira (1º/7). O investimento total foi de R$ 13 milhões, a expansão possibilitou a criação de 188 vagas para o regime fechado, com melhorias também na área de trabalho dos apenados, no pórtico e na área de espera de visitantes.

O Secretário Mauro Hauschild comentou que a obra de ampliação da Penitenciária de Canoas é o coroamento de uma semana em que dias melhores chegam ao processo de recuperação de pessoas para a sociedade. Segundo ele, o complexo da Pecan confirma o seu perfil de cumprimento de pena em um novo patamar, em que se agrega o tratamento penal em saúde, educação e, principalmente, em trabalho.

Secretário Mauro Hauschild

Nesta semana, foi inaugurado o Núcleo de Gestão Estratégica do Sistema Prisional (Nugesp), foi dada a ordem de início para a nova Cadeia Pública de Porto Alegre, libera a construção da Penitenciária de Charqueadas II.

O superintendente da Susepe, José Giovani Rodrigues de Souza, afirma qe “Estamos entregando 188 vagas qualificadas, numa penitenciária que já é uma referência em trabalho prisional, possibilitando o resgate da cidadania da pessoa presa, podendo ela voltar à sociedade numa condição melhor”, disse

O prefeito de Canoas, Nedy de Vargas Marques, afirmou que o projeto do município, que utiliza 128 pessoas privada de liberdade do sistema semiaberto, assim como as 30 pessoas do sistema fechado que trabalham para o setor privado. “Uma parceria que agora vai ser ampliada, proporcionando recursos aos familiares dessas pessoas e criando uma possibilidade de não voltarem ao crime”, disse o prefeito.

“Estamos reafirmando o que levamos muito tempo para conquistar, a ampliação de um espaço de trabalho diferenciado, um investimento com alto retorno à sociedade, porque através do tratamento penal nos tornamos um exemplo para todo o sistema penal do RS, assim como para o Brasil”, afirmou a diretora da Pecan I, Magda Rosane Pires.

A obra é resultado do investimento do programa Avançar nos Sistemas Penal e Socioeducativo, foi iniciada no fim de janeiro deste ano e cumpriu o prazo de cinco meses para sua conclusão. A ampliação total foi de 2.766,93 metros quadrados, com a construção de seis oficinas de trabalho, uma sala de ferramentaria, cobertura de acesso, uma sala de espera de visitas e uma galeria, além da instalação de um aquecedor de água.

A nova galeria comporta 23 celas coletivas de oito vagas e mais uma para pessoas com deficiência, com quatro vagas. Isso ampliade 393 para 581 a capacidade da Pecan I — um acréscimo  de aproximadamente 47% das vagas.

Após os pronunciamentos, autoridades e público participantes do evento foram fazer uma visita às novas instalações da penitenciária.

- publicidade -