CCR ViaSul participa de simulado de acidente em Lajeado

Cenário contou com veículo transportando produto perigoso

675
Crédito: Divulgação

A CCR ViaSul e os diferentes órgãos de defesa pública participaram de um exercício simulado de acidente, no centro de Lajeado, na quinta-feira (28/7). O cenário envolveu a colisão de um carro com um caminhão carregado de GLP (gás de cozinha) e um micro-ônibus escolar, resultando em um acidente com múltiplas vítimas, sendo três ilesas, cinco leves, três graves e um óbito.

Pela periculosidade apresentada por um dos veículos envolvidos, representando um dos cenários mais críticos para atendimento, foi necessário a adoção de protocolos específicos, considerando a complexidade da situação.

Ainda, devido ao número de vítimas foi adotado o método de atendimento START (Simple Triage And Rapid Treatment – Triagem Simples e Tratamento Rápido). O método é considerado simples, rápido e sistematizado. Nele é possível avaliar a capacidade de andar, a respiração, circulação e nível de consciência da vítima.

Após essas avaliações, cada pessoa é classificada de acordo com o grau de prioridade de atendimento, representada pelas cores verde, amarela, vermelha e preta.

O coordenador de Operações da CCR ViaSul, Cristiano Kowalski, comenta sobre a simulação. “A realização de ações como esta reforça a importância dessa integração entre os diversos órgãos de resgate e trânsito. Além disso, serve também para aprimorar os conhecimentos das nossas equipes, uma vez que se trata de um evento atípico, mas possível de acontecer”, pontua.

- publicidade -