Estado estabelece Centro de Operações de Emergências para casos de monkeypox

328
Em reuniões periódicas, temas e ações para o enfrentamento da doença serão discutidos e deliberados / Crédito: Divulgação SES

Nesta quarta-feira (10/8) ocorreu a primeira reunião do Centro de Operações de Emergências (COE) para o monitoramento e acompanhamento da monkeypox no Rio Grande do Sul. O encontro foi realizado pela Secretaria da Saúde do Estado (SES) que reuniu diferentes entidades e representações de áreas de gestão, de universidades e de áreas da saúde que debaterão em encontros periódicos, temas e ações quanto ao enfrentamento à doença.

Um dos propósitos, apresentado pelo Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), foi a etapa em finalização para a publicação do plano de contingência. Com previsão de divulgação para os próximos dias, o documento será a referência para as ações do Estado e dos municípios. O objetivo é oferecer aos profissionais e gestores informações estratégicas de contenção, controle e orientações para lidar com a emergência.

Além de áreas da SES, também compõem o COE representantes de sociedades gaúchas de dermatologia, infectologia, pediatria, associação de medicina da família e comunidade, conselhos estaduais de enfermagem e de farmácia, Ministério Público, Conselho Estadual de Saúde, Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (Cosems-RS), entre outros.

- publicidade -