Projeto de escola em Teutônia visa reduzir desperdício da merenda escolar

887
Conversa com as merendeiras da escola foi a primeira ação desenvolvida

Os alunos do 9º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Leopoldo Klepker, do Bairro Alesgut, em Teutônia, têm desenvolvido, desde julho, um programa para reduzir o desperdício de merenda escolar. Intitulado de “Nossa merenda tem valor, vamos evitar o desperdício” a iniciativa entrega ações de educação fiscal, e segue até o fim do ano.

“Mesmo que a escola não desperdice tanto, isso incomodou os alunos e desenvolvemos, dentro do turno de aula, na disciplina de ciências, esse projeto que visa conscientizar”, explica o professor da escola, Evandro Biondo.

Ele complementa que o projeto contempla quatro eixos: educação fiscal, não desperdício de merenda, sustentabilidade e os custos públicos. “Teve todo um período em que foi discutido, foi feito de desenvolvimento de como seria esse projeto”, conta.

Diversos momentos e ações já foram realizados. O primeiro deles uma conversa com as merendeira da escola. “Eles puderam fazer uma série de questionamentos. Ver como funciona a dinâmica, como é feito todo esse trabalho. Sobre a questão das sobras, como elas [merendeiras] se sentem”, destaca.

Em outro momento, a conversa foi com a nutricionista do Município, Lisângela Bagatini. Ele explicou todo procedimento de pesagem dos alimentos, do desperdício, formatação de cardápio, do custo público da merenda. “E esse é o foco. Nosso mote de não desperdiçar merenda para também evitar os gastos públicos”, aponta.

Encontro com a nutricionista do Município também integrou o projeto

Os alunos também tiveram a oportunidade de conversar com integrantes do Conselho de Alimentação Escolar (CAE). O órgão é responsável pela fiscalização e controla da merenda escolar. “Eles vieram conversar e falar sobres suas funções e atividades. E sobre como é feita a composição de merenda por meio da agricultura familiar”, comenta.

Outra ação foi um encontro com uma equipe da administração municipal para falar sobre a importância da educação fiscal, função social dos tributos, como é feita aplicação dos recursos. “Tudo isso que forma a questão pública dentro da escola, e também o viés da merenda escolar. O momento teve participação do secretário da Fazenda, Ricardo Suhre, que explicou de onde vem os impostos, entre outras questões. Os alunos também participaram de uma sessão da Câmara de Vereadores para entender como são aprovadas as leis e destinações de recursos no Legislativo.

Os alunos dos 9º anos foram escolhidos para o projeto por serem os mais velhos e estarem a mais tempo na escola. Agora, a parte final da iniciativa consistirá em repassar esse conhecimento aos demais alunos. “Já formaram uma patrulha, e vão fazer um material para conscientização coletiva, com vídeos e cartazes, e vão falar com outros colegas. Farão um mutirão de conscientização para que todos na escola façam sua parte para evitar o desperdício de merenda. Até porque muitas pessoas passam fome, e para evitar o desperdício de recurso público”, pontua.

- publicidade -