Vale do Taquari é palco do 2º Seminário Estadual de Turismo

418
Diversas palestrar compuseram a programação

A região alta do Vale do Taquari recebeu, na sexta-feira (26/8), o 2º Seminário Estadual de Turismo do Rio Grande do Sul. Vespasiano Corrêa recebeu visitantes de toda região e do estado.

Cerca de 200 pessoas participaram do evento que trouxe palestrantes de toda a região Sul. Eles falaram sobre a visão para um futuro com desenvolvimento e tecnologia no Turismo.

A abertura do evento foi feita pelo presidente da Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales), Leandro Arenhart, e pelo vice-presidente, Charles Rossner, que deram as boas-vindas ao público presente no evento.

Pela manhã, abriram o ciclo de palestras do seminário a diretora geral da Secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul (Setur/RS), Claudia Mara, e o membro da Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV), João Augusto Machado.

Ambos reforçaram o potencial turístico do Vale do Taquari. “Vocês são a região que tem o maior potencial de atrativos de natureza. A região de vocês é a mais comentada no momento na mídia. Vocês precisam ser protagonistas, explorar tudo isso”, avaliou Claudia.

Outro palestrante da manhã foi o empresário Jean Moro, fundador da startup Remembeer, em Curitiba. Ele reforçou a necessidade de pensar o turismo como uma cadeia, que movimenta diversos empreendimentos da economia.

Também observou que o turista sempre está focado em ter uma experiência e é compromisso de quem recebe proporcionar isso. “Quando você recebe um convidado na sua casa, você quer oferecer o melhor. Assim é com o turista, ele é um convidado e temos que dar do bom e do melhor”, explica.

Na parte da tarde, o evento teve uma programação paralela. Uma focada para empreendedores do trade turístico e outra que teve como público-alvo prefeitos e secretários da região.

O empresário Jean Moro fez uma palestra específica para os gestores públicos. Ele salientou a caminhada que é necessária para colocar uma região numa rota turística nacional e internacional. “Tem muito trabalho a fazer, mas é possível”, apontou.

Outro palestrante para o grupo dos gestores públicos foi o secretário de Parcerias e Concessões, da cidade de Blumenau, Marcelo Althoff. Ele abordou o tema “Quando a iniciativa pública e privada geram desenvolvimento como aliados”.

Althoff destacou a necessidade de poder público e iniciativa privada investirem em parcerias no turismo. “Às vezes, idealizamos um projeto, mas ele não é o que o mercado quer. Precisamos perceber as oportunidades dos projetos, pegar exemplos de quem já teve êxito nisso antes e fazer o melhor”, recomendou.

Já os empreendedores participaram, no auditório da prefeitura, da palestra “Posicionamento Turístico e Comercialização do Destino”. A palestrante foi Fernanda Haas, que é gerente executiva da Blumenau e Vale Europeu Convention Visitors Bureaus.

Encerrando o evento, foi feito um painel entre Fernanda, Claudia Mara (Setur/RS) e João Augusto Machado (ABAV). Além de debater o posicionamento do trade turístico, eles responderam questionamentos dos empresários que acompanharam o evento.

O 2º Seminário Estadual de Turismo do RS foi realizado pela Amturvales, com apoio da Setur/RS e Prefeitura de Vespasiano Corrêa.

- publicidade -