O Campeonato Brasileiro Interclubes de Canoagem Velocidade e Paracanoagem ocorreu na cidade de Santo Estevão, na Bahia, na última semana. A disputa aconteceu na área do Resort Pedra Bonita e contou com a participação de mais de 400 atletas de todo o país, entre eles 14 da Associação de Ecologia e Canoagem (AECa) – Estrela/Lajeado.
A equipe do Vale do Taquari, que tem o apoio do Governo de Estrela, chegou a 13 finais e conquistou seis medalhas, faturando o 6º lugar geral entre as 37 delegações de 15 Estados mais o Distrito Federal presentes ao evento – na última edição foi a 10ª -. O resultado foi motivo de orgulho e comemoração dos atletas, mesmo em meio à desgastante viagem de retorno ao Vale, realizada de utilitário.
Nada de ‘pescoço pelado’
Gabriele Vitória Maron Oestrae e Luzia Dullius Arnhold foram dois destaques. Ainda na viagem de ida para a Bahia, elas falavam de suas expectativas. “Estamos nos preparando muito ao longo de todo o ano, e na sequência de um trabalho forte que vem de mais tempo ainda, e agora mais especialmente para o Brasileiro”, relata Gabriele.
“Vamos individualmente disputar o K1 e formamos uma dupla no K2. Estamos muito confiantes em ambas as modalidades, animadas pelos resultados do Gaúcho”, explicava Luzia. Juntas, elas foram as campeãs no K2 sênior feminino na distância 500 metros. Individualmente, voltaram ao mesmo pódio com uma medalha de prata e uma de bronze, respectivamente, no K1 500m sênior.
Com medalhas no peito na viagem de retorno, debateram performance e felicidade de participar da competição. “Fomos muito bem. Estou feliz demais”, comentou Gabriele. Sua parceira no k2 avaliou.
Luiza revela que esperava resultado melhor no K1 mas reconhece conquista de Bolsa Atleta por desempenho no K2 “No próximo Brasileiro eu e a Gabi vamos detonar. Nada de ‘pescoço pelado’ pra gente”, comenta, referência à gíria utilizada por atletas.
Mais vagas
Acompanharam os 14 atletas o presidente da Aeca, Marco Edson Carvalho da Silva, e a responsável pela logística da equipe, Márcia Rosiane de Moraes. Para o presidente da Aeca, foi um grande resultado coletivo. “Melhoramos nosso desempenho em relação ao último campeonato, e pretendemos fazer ainda melhor no próximo. Para tanto vamos nos empenhar ainda mais nos treinos, buscar mais apoio para a conquista de novos atletas, sendo que nosso resultado agora significou quatro novas vagas no programa Bolsa Atleta, programa do Governo Federal que garante recursos para que eles treinem”, ressalta.
Carreatas
Depois de um merecido descanso e comemoração em famílias, os atletas pretendem celebrar os resultados entre as comunidades. Na sexta-feira (2/9), os atletas farão duas carreatas, e convidam a comunidade a prestigiar. A primeira pelas ruas centrais de Estrela, às 10h e outra às 15h, em Lajeado.