Fisioterapia é tema em encontro de gestantes em Imigrante

446
Os encontros do Grupo Bebê a Bordo ocorrem mensalmente no Centro de Saúde e são coordenados pela enfermeira Viviane Franz Stevens / Crédito: Cris Thomé / Divulgação

Na segunda-feira (29/8) as fisioterapeutas Clecimone Henich e Karin Kaufmann foram responsáveis pelo atendimento às gestantes do Grupo Bebê a Bordo de Imigrante. O tema debatido foi “A importância da fisioterapia para a prevenção de dores no período gestacional”.

A gestação é um período em que ocorrem diversas modificações no funcionamento corporal feminino a partir do crescimento do bebê. Conforme o útero cresce, há modificações musculares, articulares e outras estruturas que precisam se adaptar. “É comum que muitas mulheres sintam dores e dificuldades nas atividades do dia a dia, precisando modificar sua rotina e buscar ajuda profissional para ter qualidade de vida”, destacou Clecimone.

A fisioterapia atua na prevenção e reabilitação das dores a partir de atividades e orientações simples que buscam auxiliar as estruturas do corpo a responderem de forma mais funcional a estas modificações, prevenindo ou atenuando o desconforto. “Cada mulher é única e responderá a estas alterações de forma individual, conforme suas características corporais, seu modo lidar e de atribuir significado a este momento”, explicou Karin.

Por isso, é fundamental que o fisioterapeuta cuide de cada gestante também de forma única, entendendo suas dificuldades e queixas. Ter a presença e participação do companheiro é fundamental neste período, uma vez que são sugeridas práticas de como ele pode ajudar a mulher e o bebe a passarem por esse período da melhor maneira possível, criando laços afetivos mesmo antes do nascimento.

Os encontros do Grupo Bebê a Bordo ocorrem mensalmente no Centro de Saúde e são coordenados pela enfermeira Viviane Franz Stevens. Diversos profissionais abordam temáticas importantes para as gestantes e os seus familiares. “A participação das gestantes no grupo é fundamental para um pré-natal de qualidade, gerando ainda mais confiança e tranquilidade para a hora do parto e nos primeiros meses de vida do bebê”, complementa.

- publicidade -