4º Acampamento Farroupilha de Lajeado encerra nesta terça-feira

417
Crédito: Divulgação

O 4º Acampamento Farroupilha de Lajeado iniciou na terça-feira (13/9). No último fim de semana o evento foi marcado por diversas atividades e apresentações alusivas a comemoração. Churrascos e o “boi no rolete” também foram atrações. A Semana Farroupilha é promovida pela Secretaria da Cultura, Esporte e Lazer (Secel) e pela Associação Municipal Tradicionalista Gaúcha de Lajeado (AMTG) e segue com programação até esta terça-feira (20/9).

O sábado (17/9), contou com atividades campeiras e de Indumentária Gaúcha com os CTGs Bento Gonçalves e Tropilha Farrapa, apresentações “Etnias do Gaúcho com o Centro de Cultura Afro-Brasileira, Grupo de Capoeira Oxósse, Capel de Paia (Italianos), Aldeia Foxá e Centro de Cultura Alemã de Lajeado. A noite foi encerrada com show de João Luiz Corrêa, em noite de acampamento lotado.

No domingo (18/9), ocorreu o encontro de gaiteiros com demonstração de trovas pela manhã. Durante a tarde, ocorreram apresentações da invernada veterana do CTG Tropilha Farrapa e da invernada juvenil do CTG Bento Gonçalves, apresentações dos vencedores do 1º Concurso de Contação de Lendas Gaúchas e show de Diego Rodrigues e Grupo encerrando a noite.

1º Concurso de Contação de Lendas Gaúchas
O 1º Concurso de Contação de Lendas Gaúchas contou, na primeira fase, com a participação de 13 alunos do 5º ano das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) de Lajeado.

Na ocasião, foram escolhidos os três vencedores, sendo o 1º lugar: João Arthur Blatt de Lima, da EMEF Dom Pedro I, do Bairro Jardim do Cedro; 2º lugar: Isabella Cornelius Girardi, da EMEF Campestre, do Bairro Campestre; 3º lugar: Kaiane Becker Delving, da EMEF Lauro Mathias Müller, do Bairro Planalto.

Os três apresentaram suas lendas para o público do Acampamento Farroupilha, no domingo, no Parque Professor Theobaldo Dick.

O vencedor, João Arthur Blatt de Lima (11) da EMEF Dom Pedro I, conta que quando a professora lançou o desafio foi logo pesquisar uma lenda e se identificou com a do Negrinho do Pastoreio. “Gostei da lenda por tratar da história de um menino escravo que recebeu um milagre. Primeiro, me apresentei para os meus colegas e depois para mais uma turma. Fui eleito para representar a escola e estou muito feliz que de ter vencido o concurso” relata.

Programação
Nesta segunda-feira (19/9) a programação conta com oficina de danças para a terceira idade, cutelaria na prática, atividade do guasqueiro e show com o Grupo Coração Gaúcho.

Na terça-feira (20/9), o dia inicia com o Desfile Farroupilha às 8h30, com saída do Parque Ney Santos Arruda, e encerra com eventos no final do dia.

Dia 19/9 – Segunda-feira
15h – Oficina de Danças de Salão e Café de Cambona para Terceira idade
16h – Atividades do Guasqueiro – Sabrina de Souza Silva
17h – Cutelaria na prática – Alex Sandro da Silva Pereira e Douglas G. da Costa Schmitt
20h – Grupo Coração Gaúcho

Dia 20/9 – Terça-feira
8h30 – Desfile Farroupilha com saída do Parque Ney Santos Arruda
14h – Apresentação de Chulas Individuais – CTGs Bento Gonçalves e Tropilha Farrapa
15h – Apresentação da Invernada Farrapas & Tropilhanas – CTG Tropilha Farrapa
16h – Apresentação de Danças de Salão – CTGs Bento Gonçalves e Tropilha Farrapa
17h – Grupo Rodeio
19h – Encerramento da 4°Semana Farroupilha com apagar da Chama Crioula

Outras atrações do evento
– Festival de Filmes Teixeirinha (Teatro do Sesc Lajeado) – 19/9 – 15h e 18h
– Gastronomia típica gaúcha
– Oficinas culturais e campeiras para as escolas
– Ervateira Rei Verde com erva-mate e água quente durante todo o evento

- publicidade -