Secretária de Saúde de Colinas integra grupo de trabalho nacional da Vigilância Sanitária

493
Em 2023 a expectativa é que os encontros voltem a ocorrer de forma presencial, mensalmente, em Brasília. Créditos: Geraldo Magela/ Agência Senado

A secretária da Saúde de Colinas, Angelita Herrmann, passa a integrar o grupo de trabalho nacional da Vigilância Sanitária (GT Visa) representando a região Sul.

Indicada pelo Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (Cosems/RS) para atuar no GT VISA como representante do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Angelita se diz muito honrada em representar os três estados do Sul. “É uma alegria apresentar as necessidades dos municípios de pequeno porte, a realidade do Vale do Taquari e ajudar a garantir a qualidade de todos os produtos colocados à disposição da população. O SUS é construído de forma coletiva a partir de debates, discussões, necessidades e sugestões.”, comenta.

O GT-Visa se reúne de forma regular, representado pelas regiões Norte, Nordeste, Sudeste, Sul e Centro-Oeste e rede de laboratórios oficiais. Em 2023 a expectativa é que os encontros voltem a ocorrer de forma presencial, mensalmente, em Brasília.

Coordenado pela assessoria do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (ASNVS/GADIP/Anvisa), o GT Visa oferece suporte técnico e pactuações com a ANVISA nos assuntos relacionados à Vigilância Sanitária, tais como a implementação de ações, programas e políticas que impactam diretamente ou indiretamente o Sistema Único de Saúde (SUS) na luta por uma vigilância sanitária integrada.

O GT Visa apoia o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Cosems para realizar pactuações com o Ministério da Saúde e a ANVISA.

Atuante na saúde pública desde 2005, Angelita está desde 2021 à frente da Secretaria da Saúde de Colinas.

Dentre outras atividades, a nutricionista foi coordenadora do programa Primeira Infância Melhor (PIM) de Vacaria entre 2005 e 2008, secretária da saúde do mesmo município entre 2010 e 2015, vice-presidente do COSEMS/RS entre 2013 e 2015 e coordenadora nacional da Saúde do Homem do Ministério da Saúde entre 2015 e 2016.

- publicidade -