Equipes de Colinas participam de capacitações na área da saúde

360
Treinamento de equipes da saúde no manejo e socorro de suicídas. Créditos: Prefeitura de Colinas/Divulgação

Dentro da temática do Setembro Amarelo, representantes das equipes de saúde e do desenvolvimento social participaram, no dia 27 de setembro, do “1º Fórum Municipal de Prevenção ao Suicídio: da reflexão à ação”, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde de Teutônia. A atividade teve como palestrante o professor e médico psiquiatra, dr. Rafael Moreno.

O fórum objetivou identificar as pessoas que necessitam de ajuda para que o auxílio ocorra de maneira mais rápida, objetiva e empática.

No mesmo dia aconteceu em Imigrante a capacitação “Autismo e suas Intervenções”, da qual participaram 24 profissionais das áreas da saúde, desenvolvimento social e educação de Colinas.

O objetivo do programa é capacitar, colaborar e orientar as equipes clínicas no atendimento às pessoas com transtorno do espectro autista e realizar o levantamento de dados que ajudarão na criação de políticas públicas para as crianças, adolescentes, adultos e, no futuro, também os idosos.

Ainda, na semana anterior, as equipes de saúde do município realizaram treinamento no manejo e socorro a pessoas com transtornos emocionais e psíquicos, que possam vir a cometer suicídio ou tenham tomado alguma atitude no sentido de tirar a própria vida.

As dinâmicas foram coordenadas pela enfermeira Eliane da Costa e pela técnica de enfermagem Roseli Mohr. A atividade fez parte das ações de valorização da vida do Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio.

- publicidade -