Programa AME forma grupo na Unidade de Saúde do Bairro Santo Antônio em Lajeado 

274
Crédito: Divulgação

O Programa AME faz parte do eixo de prevenção do Pacto Lajeado pela Paz, da Prefeitura de Lajeado. O projeto formou um grupo de mães e cuidadoras na Unidade de Saúde do Bairro Santo Antônio. O encerramento ocorreu na tarde dessa segunda-feira (3/10), com entrega de certificado para as cuidadoras. 

Seis pessoas participaram da formação na unidade de Saúde, sendo duas profissionais facilitadoras, a enfermeira Caroline Veloso e a agente de saúde Letícia de Bairros, e quatro mães e cuidadoras, usuárias da atenção básica. Foram oito encontros com duração de cerca de 2h cada.

Atividades de acordo com 8 módulos:
– Motivação para mudança e razões do mau comportamento;
– Apego seguro;
– Desenvolvimento infantil;
– Pensamentos e emoções;
– Como lidar com o comportamento difícil da criança;
– Disciplina positiva;
– Tempo junto com a criança;
– Autocuidado.

Conforme a enfermeira Caroline Veloso, além de toda a proposta de parentalidade positiva e afeto seguro, proporciona sabedoria compartilhada e uma conexão especial das mães, pais e cuidadores com os profissionais da saúde que conduzem os momentos. “É muito gratificante ver o trabalho e envolvimento das facilitadoras do AME, Caroline e Letícia, nesta unidade – relata.

Programa AME
O Programa AME de Parentalidade Positiva é destinado a gestantes. Posteriormente, poderão participar dos grupos também mães, pais e cuidadores de crianças de 0 a 6 anos de idade atendidos em Unidades de Saúde do Município e em organizações comunitárias do município. Ele oferece dicas e sugestões concretas para educar as crianças com respeito, afeto e sem violência, fáceis de serem implementadas para melhorar a relação entre pais e filhos.

A ação é vivencial, com atividades divertidas e de reflexão para que mães, pais e cuidadores possam reorganizar e fortalecer a relação com seus filhos, pois trabalha com os princípios da disciplina positiva, para criar conexão e colaboração em casa. Alguns dos temas abordados pelo programa AME são: apego seguro; as razões do mau comportamento; como lidar com a raiva; aprender a lidar com as emoções; disciplina positiva e tempo junto.

- publicidade -