Passeio com prefeitos inaugura roteiros do Trem da Imigração entre Colinas e Roca Sales

257
Nos vagões as atrações divertem o público / Crédito: Lucas Leandro Brune

Nesta sexta-feira (4/11), a Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat) realizou um passeio de confraternização para propiciar que as representações dos municípios conheçam a proposta do Trem da Imigração. Prefeitos, primeiras-damas, vice-prefeitos e secretários participaram do trajeto, com saída de Roca Sales e desembarque na estação ferroviária de Colinas. Após, foi realizada a confraternização de final de ano da entidade, com jantar em Colinas.

O prefeito de Colinas e presidente da Amvat, Sandro Ranieri Herrmann, destaca que a ideia é que os prefeitos também possam conhecer de perto a proposta do Trem da Imigração e por consequência divulgar este atrativo turístico a mais pessoas.

Os passeios de trem acontecem neste final de semana junto com a programação do Festival da Primavera. O passeio tem vagões temáticos das culturas alemã e italiana. Para esta sexta estavam previstos dois passeios com saída de Colinas. Neste sábado (5/11) e amanhã, domingo (6/11), haverá passeio em quatro horários diferentes.

Herrmann reforça que é um sonho de mais de 20 anos sendo realizado. “Esperamos ter sucesso e dar continuidade nesse projeto”, deseja. Ele salienta que este ano será apenas um fim de semana, mas já com 2,5 mil ingressos vendidos. “Esperamos que isso seja algo que se realize nos próximos anos”, complementa.

Ele conta ainda que o grande sonho é poder revitalizar o trecho ferroviário de Colinas a Estrela e tornar o passeio permanente, semanal ou diário. “Mas se começa assim, mostrando que é um grande investimento. Com certeza esse vai ser um grande produto do turismo do Vale do Taquari”, diz.

Sobre o passeio
O trajeto é feito por oito vagões, sendo quatro destinados à classe germânica, com distribuição de cerveja e chope, e quatro à classe italiana, com vinho. São 17 quilômetros de viagem pelos trilhos da Ferrovia Tronco Principal Sul, inaugurada em 1960, com duração de uma hora.

O prefeito salienta que ainda há ingressos disponíveis que podem ser adquiridos nas estações de Colinas e Roca Sales. “Principalmente para valorizar o público da região. Para quem ainda quer viajar”, diz.

No sábado e domingo (dias 5 e 6), os passeios terão quatro horários de saídas: de Colinas a Roca Sales, às 9h e às 14h30min, e de Roca Sales a Colinas, às 11h e às 16h30min. O valor do passeio por pessoa é de R$ 95,00 (classe turística) e R$ 129,00 (classes germânica e italiana).

Assembleia da Amvat
A próxima assembleia geral da entidade está agendada para o dia 23 de novembro, às 10h, no Estrela Palace, em Estrela. A pauta para este encontro ainda será definida.

- publicidade -