Vila Esperança, em Teutônia, agora conta com uma UBS

Os moradores da Vila Esperança, Linha Ribeiro e loteamentos próximos à localidade passarão a ser atendidos em seu território

309
Espaço é mais uma ação de descentralização dos serviços de saúde / Crédito da foto: Nicolas S. Mallmann / Divulgação

Foi inaugurada neste sábado (12/11) uma nova Unidade Básica de Saúde, em Teutônia: a Estratégia de Atenção Primária (EAP) Vila Esperança, no Bairro Canabarro.

A nova estrutura integra o projeto de descentralização dos serviços de saúde pública, que visa oferecer mais serviços à população diretamente no território de abrangência, além de aproximar os profissionais da comunidade atendida, o que contribui para o acompanhamento individual e familiar do usuário.

O novo serviço visa redistribuir a alta demanda de atendimento do ESF 01 Raio de Luz e ESF 03 Aurora, que deixará de atender a população da Vila Esperança, Linha Ribeiro e loteamentos próximos ao local da nova UBS.

O principal objetivo é reorganizar e estruturar o processo de trabalho da Atenção Básica para melhorar a integração e a resolutividade das demandas, que são avaliadas através da qualidade, eficácia, eficiência e segurança das ações, sendo que, isto tudo está atrelado à estrutura física no território vivo, ou seja, onde todo o atendimento acontece.

O secretário de Saúde, Juliano Körner, ressalta a importância do novo serviço. “A descentralização nada mais é que oferecer os serviços de saúde em locais diferentes, dentro da região de moradia das pessoas, a fim de facilitar o acesso e ofertar mais atendimentos. Já estamos colhendo os frutos desta reestruturação com o fim das filas por atendimento, principalmente, em função do sistema de acolhimento, que visa atender as pessoas sintomáticas no mesmo dia, ou o mais breve possível. Só temos a agradecer as equipes pelo trabalho de excelência realizado”, destaca.

A vice-prefeita, Aline Röhrig Kohl, destacou o trabalho da equipe e reforçou a importância de ofertar mais um serviço para a população. “Sabemos o quanto é importante ter um posto de saúde próximo das pessoas, com fácil acesso e com atendimento rápido e humanizado. Estamos investindo muito em saúde, com a oferta de novos serviços, em diferentes áreas, assim como, o atendimento até às 22h na farmácia do CAS, atendimento pediátrico à noite, mais médicos, e tantos outros investimentos. Nosso objetivo é entregar sempre mais e melhor a todos”, ressalta.

O prefeito de Teutônia, Celso Aloísio Forneck, reforçou os diferentes investimentos na área. “Este é mais um grande projeto realizado para atender ainda melhor os nossos munícipes. Saúde é uma prioridade em nosso governo e por isso estamos investindo muito em diferentes serviços, a fim de melhorar a qualidade de vida das pessoas, além de trabalhar a prevenção e a promoção de saúde”, enaltece.

- publicidade -