Imigrante oferece auriculoterapia em Posto de Saúde

326
A técnica serve como terapia complementar aos tratamentos convencionais / Crédito: Carlos Eduardo Schneider / Divulgação

A Secretaria de Saúde e Assistência Social oferecem atendimentos de auriculoterapia no posto do Bairro Daltro Filho. A técnica serve como terapia complementar aos tratamentos convencionais e estarão a disposição nas sextas-feiras.

A intenção é ampliar os atendimentos para o posto de saúde do Centro. A enfermeira Raquel Curi explica que o tratamento auxilia no tratamento de problemas de saúde como ansiedade, enxaqueca ou compulsão alimentar.

“A auriculoterapia consiste na aplicação de sementes de mostarda em pontos específicos na parte externa das orelhas, para estabelecer o equilíbrio energético do corpo”, conta.

Este tipo de terapia tem origem na medicina tradicional chinesa e francesa, e baseia-se na ideia de que o corpo humano pode ser representado na orelha, no formato de um feto, e, por isso, cada ponto se refere a um órgão específico.

Assim, quando esse ponto é estimulado, é possível tratar problemas ou aliviar sintomas nesse mesmo órgão.

Raquel explana que os pontos que recebem as aplicações são identificados conforme o relato dos pacientes. “Não há um número exato de pontos, mas buscamos estimular o máximo possível que identificamos. Ministramos de quatro a oito sessões, conforme o paciente relata a melhora nos sintomas”, informa.

Ely Höfle, de 76 anos, é agricultora aposentada e sofre de artrose e dores por todo o corpo, em função dos muitos anos de trabalho. “Depois que comecei o tratamento, as dores de cabeça e no estômago aliviaram bastante”, revela.

A auriculoterapia não promove a cura e não substitui o tratamento médico convencional com remédios. A técnica é indicada para o tratamento de dor por torções, contraturas ou distensões musculares, dor no ciático, ansiedade ou depressão, insônia.

Além disso, a auriculoterapia também pode ser utilizada para tratar a pressão alta, vertigens ou palpitações, por exemplo. Os atendimentos são feitos às sextas-feiras, na Unidade Básica de Saúde do Bairro Daltro Filho.

O agendamento pode ser feito pelos telefones (51) 3754-0457 e (51) 98184-3745.

- publicidade -